Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13155
Tipo: Tese
Título: Tireoglobulina obtida do lavado da agulha de punção de linfonodo cervical para diagnóstico de câncer metastático de tireoide
Autor(es): Torres, Maria Roseneide dos Santos
Autor(es): Torres, Maria Roseneide dos Santos
Abstract: O carcinoma papilífero de tireóide (CPT), apesar do prognóstico favorável, apresenta frequentemente metástases linfonodais e a citologia do aspirado de linfonodos cervicais (PAAF-C) é considerada a abordagem mais importante no rastreio dessas metástases. O objetivo desse estudo foi verificar a acurácia da tireoglobulina medida no aspirado de linfonodos cervicais (Tg-PAAF) no diagnóstico de metástases de pacientes com CPT e a importância da sua associação com a PAAF-C. Foram avaliados 195 linfonodos (LNs) de 160 pacientes com CPT após tireoidectomia total e ablação com I131. Os LN foram classificados à ultrassonografia (USG), em reacionais e suspeitos de metástase de CPT. A PAAF-C foi realizada pelas técnicas aspirativa e não-aspirativa e os esfregaços foram classificados em não diagnósticos, LN reacionais e suspeitos de metástase. A agulha da PAAF-C foi lavada com 1,0mL de soro fisiológico a 0,9% e a solução, processada para medir a tireoglobulina. O ponto de corte considerado foi de 10 ng/ml. Foram encaminhados à cirurgia os pacientes com LNs suspeitos com PAAF-C suspeita de malignidade e Tg- PAAF elevada ou não, com LNs reacionais com PAAF-C suspeita e Tg-PAAF elevada e com LNs suspeitos com PAAF-C insatisfatória e Tg-PAAF elevada. A PAAF-C falhou em diagnosticar cinco dos 52 LNs metastáticos ao histopatológico, enquanto a Tg-PAAF falhou em apenas um. A sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo positivo (VPP), o valor preditivo negativo (VPN) e a acurácia foram respectivamente, de 96,1%, 96,5%, 90,9%, 98,6%, 96,4% para a USG, 90,4% 100%, 100%, 96,6% e 97,4% para a PAAF-C e 98,1%, 99,3%, 98,1% 99,3% e 98,9%, para a Tg-PAAF. O histopatológico confirmou metástase em 50 dos 55 LNs suspeitos à USG. A associação da USG com PAAF-C e Tg-PAAF elevou a especificidade e o VPP para 100%.O grau de concordância entre PAAF-C e Tg-PAAF foi elevado (K=0,9). Em conclusão, a Tg-PAAF é um procedimento útil na detecção de metástase de CPT, complementa a PAAF-C e pode substituí-la.
Palavras-chave: Câncer de Tireoide
Tireoglobulina-Lavado
Metástase
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13155
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Rosineide dos Santos Torres.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.