DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13089

Title: Gestão de qualidade: análise do grau de implantação em uma UTI
Authors: Pimentel, Luciana Reis
???metadata.dc.contributor.advisor???: Batista, Paulo Benigno Pena
Keywords: Gestão de Qualidade;Unidade de Terapia Intensiva;Acreditação;Quality Management;Intensive Care Unit;Accreditation
Issue Date: 2013
Publisher: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
Abstract: Este estudo objetivou analisar o grau de implantação da gestão de qualidade desenvolvida na UTI Geral I de um hospital filantrópico de alta complexidade, considerando o contexto e as estratégias, métodos e instrumentos utilizados. O estudo foi realizado em três fases: primeiramente elaborou-se o Modelo Lógico (ML) da gestão de qualidade desenvolvida na referida UTI; em seguida, foi elaborada a matriz de análise que permitiu estimar seu grau de implantação a partir de critérios definidos no ML. Na última fase, para compreender o contexto em que se deu a implantação da gestão da qualidade e os principais métodos utilizados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, análise documental e observação direta. Essas entrevistas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo da forma proposta por Bardin (1977). A classificação da UTI Geral I foi de grau pleno de implantação, com 88,8% de adequação aos indicadores descritos no ML. A análise das entrevistas permitiu concluir que a direção do hospital definiu a gestão de qualidade bem-sucedida como meta institucional, sendo que, para sua implantação, foi decisivo o apoio da alta administração e a escolha pela metodologia de acreditação.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13089
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss. MP Luciana Pimentel Final. 2013.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA