Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12716
Tipo: Dissertação
Título: Variabilidade genética e taxa de deflexão dos estigmas em cultivos de maracujá (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) do Vale do São Francisco Salvador
Autor(es): Rocha, Maria Cecília de Lima e Sá de Alencar
Autor(es): Rocha, Maria Cecília de Lima e Sá de Alencar
Abstract: A análise da variabilidade genética dos genótipos de Passiflora edulis, cultivados na região de Juazeiro, nordeste do Brasil, revelou que as culturas têm uma base genética estreita. Essa grande similaridade encontrada nos campos de produção de maracujá amarelo, tanto de Maniçoba quanto de outras regiões do país, mostra que essa cultura pode estar em risco, pois o incremento da uniformidade dos genótipos sem que haja uma seleção pode aumentar o numero de indivíduos auto-incompatíveis prejudicando a produtividade dos cultivares. A formação de dois grandes grupos no dendrograma obtido deve-se a introdução de um novo genótipo na região, esse fato ocorreu, pois a produção local estava muito abaixo do esperado principalmente por causa da alta taxa de incidência de flores funcionalmente masculinas. O presente trabalho encontrou taxas que variaram de 6% até 66% de flores não curvadas, e os dois únicos locais que apresentaram uma taxa dentro da faixa considerada normal tinham alguma estratégia de seleção de sementes. Essa estratégia só se torna viável quando a polinização natural é suficiente. A inserção de novas culturas perenes (Manga, uva e coco) juntamente com a baixa produtividade do maracujá gerou um aumento da área utilizada pela agricultura na região, diminuiu a conservação das poucas áreas de sequeiro que ainda restavam dentro dos lotes Essa nova configuração de paisagem vem contribuindo para o comprometimento de diversos processos ecossistêmicos o que resulta em sérios problemas como, os surtos freqüentes de pragas e doenças agrícolas, alagamentos, empobrecimento dos solos e, principalmente, a limitação de polinizadores.
Palavras-chave: Maracujá amarelo - Cultivo
RAPD
Agrobiodiversidade
Ecologia agrícola
Maracujá - Variedade agrícola
Diversidade biológica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12716
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Cecília dissertação final c ficha catalográfica.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.