Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12715
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da temperatura e do volume da água sobre o crescimento e desenvolvimento dos girinos de Pleurodema diplolister e Rhinella granulosa (AMPHIBIA, ANURA).
Autor(es): Maciel, Thely Alves
Autor(es): Maciel, Thely Alves
Abstract: A capacidade das larvas de anfíbios anuros de reduzir o tempo de metamorfose e o tamanho do corpo em resposta a flutuações nas variáveis ambientais dos corpos d’água temporários tem sido registrada em vários estudos realizados em campo e em laboratório. As principais alterações nestes ambientes estão relacionadas a redução do nível da água e o aumento da temperatura. A redução da água é apontada como a principal variável que induz tal resposta. No entanto, poucos trabalhos tentaram dissociar o efeito da redução da água e da temperatura. O objetivo do presente estudo foi analisar simultaneamente o efeito da redução da água e da temperatura sobre o desenvolvimento e crescimento dos girinos de Pleurodema diplolister e Rhinella granulosa, espécies que utilizam ambientes temporários para reprodução. Girinos das duas espécies foram submetidos a quatro tratamentos: (1) volume de água constante 2000 ml (Vc), temperatura constante de 26Cº; (2) volume de água reduzido gradualmente de 2000 ml para 200 ml ou 150 ml (Vr), temperatura constante de 26Cº; (3) Vc, temperatura constante de 30Cº ou 33°C e (4) Vr e temperatura constante como no tratamento (3). Girinos de P. diplolister e R. granulosa responderam a altas temperaturas reduzindo o tempo de desenvolvimento. A redução no volume da água contribuiu para redução do tamanho do corpo das duas espécies. Girino de P. diplolister mantidos a 30°C apresentaram redução no crescimento, ao contrário dos girinos de R. granulosa que apresentaram aumento no crescimento quando submetidos a 30°C.
Palavras-chave: Bufonidae
Leiuperidae
Corpos d’água temporários
Anuros
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12715
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.