DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12625

Title: Mudanças de práticas de egressos do curso de aperfeiçoamento em vigilância sanitária e saúde ambiental
Authors: Stael, Cristine Bomfim Gusmão
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souto, Ana Cristina
Keywords: Formação Profissional;Práticas de Vigilância Sanitária e Ambiental;Mudanças de Práticas;Training;Practice Environmental Health Surveillance;Changes Practices
Issue Date: 2012
Publisher: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
Abstract: Este estudo procurou identificar e analisar as contribuições do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental – CAVSSA desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em 2010, nas mudanças de práticas de egressos em um serviço de vigilância sanitária municipal. O processo metodológico consistiu na análise do Projeto do Curso, dos Relatórios das Oficinas de Competências e de Avaliação do Projeto Piloto, dos Relatórios de Gestão da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental referente ao período de 2004 a 2011 e na realização de 23 entrevistas semi-estruturadas. Destas, 19 foram aplicadas a profissionais do município estudado e 4 com parte da equipe que concebeu e realizou o referido Curso. Os resultados apontaram a existência de relação positiva entre o processo educativo e as práticas desenvolvidas pelos egressos. O Curso influenciou em algumas mudanças nas práticas dos egressos e da equipe a exemplo de maior segurança para o exercício da prática de vigilância, a incorporação sistemática de ações educativas e melhoria na organização do processo de trabalho. Entretanto, não foram observadas mudanças relacionadas à reorganização do sistema municipal de vigilância sanitária prevista no projeto do Curso. Com base neste estudo, recomenda-se continuidade desse processo educativo que é de suma importância para a qualificação dos profissionais de vigilância sanitária e ambiental dos municípios do Estado, bem como uma revisão na proposta inicial no sentido de garantir uma estrutura de apoio locorregional aos alunos após o curso que crie condições de manter e estimular mudanças em suas práticas.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12625
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss MP. Stael Gusmão 2012.pdf543.06 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA