Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12563
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da influência do interferon gama durante a infecção por Corynebacterium pseudotuberculosis em modelo murino
Autor(es): Santos, Heidiane Alves dos
Autor(es): Santos, Heidiane Alves dos
Abstract: A linfadenite caseosa é uma doença infecto-contagiosa crônica, de ocorrência mundial que acomete pequenos ruminantes, causando grandes perdas econômicas. Esta doença tem como agente etiológico a bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis e caracteriza-se pela formação de granulomas em gânglios linfáticos superficiais, podendo também acometer órgãos e linfonodos internos, como forma de resposta do sistema imune do hospedeiro à penetração deste agente que resiste a ação bactericida das células fagóciticas. Este patógeno se relaciona filogeneticamente ao Mycobacterium tuberculosis. A avaliação da resposta imune é uma importante ferramenta para localização de animais possivelmente infectados, dificultando desta forma a disseminação do agente. Estudos têm demonstrado a importância de citocinas na defesa de patógenos intracelulares facultativos, inclusive para C. pseudotuberculosis, destacando-se o interferon-gama (IFN-) citocina característica de células Th1, que pode está envolvida na proteção à patógenos intracelulares. O presente estudo avaliou aspectos da resposta imunológica de camundongos da linhagem C57Black/6 selvagem e knockout para IFN-gama, durante a infecção por Corynebacterium pseudotuberculosis. Os grupos foram acompanhados ao longo de 7 e 14 dias após infecção intraperitoneal com 107 UFC, durante os quais foram avaliados a disseminação bacteriana, a frequência de granulomas, a variação de peso do baço, o padrão de migração celular para a cavidade peritoneal, além da resposta imune humoral através da dosagem de IgG e subclasses e resposta imune celular através da dosagem de citocinas e imunofenotipagem. Os camundongos knockout para IFN-gama se mostraram mais susceptíveis à infecção por Corynebacterium pseudotuberculosis apresentando maior disseminação bacteriana nos linfonodos mesentéricos, maior frequência de granulomas, aumento considerável no peso do baço, intensa migração celular para a cavidade peritoneal, principalmente neutrófilos e macrófagos e expressão de linfócitos T CD8+ nas células esplênicas, e consequentemente menor expressão de citocinas pró-inflamatórias e regulatórias. Estes achados apontam para a importância do IFN-γ na resposta imune a patógenos intracelulares a exemplo de C. pseudotuberculosis, ao tempo em que demonstra a resposta deficiente do sistema imune dos animais nocauteados à infecção.
Palavras-chave: Corynebacterium pseudotuberculosis;
Linfadenite caseosa;
Interferon-gama.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12563
Data do documento: 13-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Heidiane Alves dos Santos.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.