https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12130
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Psicogênese da língua escrita: gênese e estrutura de um marco na história da alfabetização no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
Autor(es): | Gurgel, Paulo Roberto Holanda |
Autor(es): | Gurgel, Paulo Roberto Holanda |
Abstract: | O nosso objetivo é problematizar historicamente o lugar ocupado pelo livro Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, no cenário nacional dos discursos referentes à aquisição da língua escrita e às práticas escolares de alfabetização. Para tanto, de acordo com a tradição da pesquisa em Epistemologia Genética, fazemos uso dos eixos diacrônico e sincrônico da História do Pensamento Educacional Brasileiro. Diacronicamente, nós identificamos a trajetória de três sujeitos ordenadores do discurso sobre alfabetização: o sujeito da Pedagogia Científica, situado na passagem do século XIX para o século XX; o sujeito da Psicometria, situado entre os anos 1920 e 1950; e o sujeito da Psicolinguística, nascido na passagem dos anos 1950 para os anos 1960. Sincronicamente, caracterizamos a guerra dos métodos (Construtivismo x Método Fônico) como uma operação de décalage vertical em nossa historiografia. Concluímos, enfim, que, entre assimilações deformantes e equilibrações majorantes, é impossível não reconhecer o lugar de destaque ocupado por Ferreiro e Teberosky na ordem do discurso sobre alfabetização em nosso país |
Palavras-chave: | Psicogênese da escrita Língua escrita Alfabetização Historiografia |
Editora / Evento / Instituição: | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12130 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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