Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12034
Tipo: Dissertação
Título: Os significados do "erro" no processo de aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos
Autor(es): Pereira, Josilene Domingues Santos
Autor(es): Pereira, Josilene Domingues Santos
Abstract: Este trabalho, fruto de pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo, na área da Lingüística Aplicada, descreve os significados que o “erro” assume, no processo de aprendizagem da escrita, para a alfabetizadora e para os alfabetizandos jovens e adultos do programa de alfabetização REAJA da Secretária de Educação do município de Vitória da Conquista –BA. O estudo realizado utilizou notas de campo, diário da alfabetizadora, entrevistas, gravações de aulas, observações participantes como instrumentos de pesquisa, durante o período de três meses, entre os anos de 2004 e 2005. Na análise desses instrumentos, estabeleceu-se nas representações constituídas nessa comunidade escolar, algumas implicações entre o “erro” e a escrita, visto que há uma imagem de “escrita correta” nessa classe de alfabetização, pois a “a escrita só é escrita se for correta”. No cotejo desses dados, foi necessária a utilização de várias áreas de conhecimento, dentre elas, a pedagogia crítica (GIROUX; McLAREN, 2000; FREIRE, 2001, 2002a, 2002b, 2003), a antropologia (GEERTZ, 1989), a sociolingüística (ÁLEONG, 2001; REY, 2001; MATTOS E SILVA, 2001), estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON, 1994; BARTON; IVANIC, 1991), que possibilitaram a escolha de duas categorias de análise, descritas no segundo capítulo, medo de errar e tratamento pedagógico. Tais categorias revelam que as concepções sobre o “erro”, nessa comunidade escolar, são fruto do imaginário social sobre uma “língua escrita correta”, corroborando para uma “tensão” entre práticas de letramento instituintes e instituídas (CASTORIADIS, 2000), que produz uma relação “conflituosa” entre a escrita e os agentes sociais, interferindo, pois, na aprendizagem da escrita.
Palavras-chave: Erro
Escrita
Práticas de letramento
Língua portuguesa
Alfabetização de adultos
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12034
Data do documento: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josilene Domingues Santos Pereira.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.