DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12009

Title: Plano de Ação para Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito no município de Aracaju
Authors: Carvalho, Sayonara Ferreira de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Barreto, Florisneide Rodrigues
Keywords: Acidente de Trânsito;Violência;Vigilância;Epidemiologia;Avaliação;Planejamento;Traffic Accidents;Violence;Surveillance;Epidemiology;Assessment;Planning
Issue Date: 2012
Publisher: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
Abstract: Este trabalho trata-se de um produto tecnológico relacionado à prevenção de acidentes e violência, enquanto proposta de intervenção na gestão local. No sistema de saúde, o impacto das taxas de morbimortalidade por causas externas evidenciam-se com o aumento do número de atendimentos nas emergências, elevadas taxas de internações hospitalares e crescente procura por procedimentos de reabilitação. Em 2011, representaram um gasto de R$ 14,5 milhões para o país, que tem o quinto maior número de mortes do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste sentido, diversas políticas vêm sendo estabelecidas, com o objetivo de prevenir e reduzir as consequências destes agravos, a partir da implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 22 de janeiro de 1998, até o lançamento da Década da Segurança Viária em 2011, numa ação articulada entre diversos Ministérios, para o próximo decênio. O principal objetivo foi elaborar um plano de ação para a redução da morbimortalidade por acidente de trânsito no município de Aracaju. A metodologia utilizada foi desenvolvida no formato de módulos operacionais em dois momentos, executados pela autora, na viabilidade do referido produto. No projeto de intervenção, o plano construído englobou cinco eixos norteadores: Segurança Viária; Mobilidade Urbana; Educação e Saúde; Monitoramento e Avaliação e Comunicação.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISS MP. Sayonara F. Carvalho. 2012.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA