Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11739
Tipo: Dissertação
Título: Nas veredas dos discursos moralistas: a honra das mulheres em Feira de Santana, Bahia (1960-1979)
Autor(es): Silva, Maria Carolina Silva Martins da
Autor(es): Silva, Maria Carolina Silva Martins da
Abstract: Esta dissertação analisa como a moral foi construída pelos discursos de autoridades jurídicas, policiais e políticas e como eles se apresentam nos relatos das mulheres, em Feira de Santana, nos anos 1960 a 1979. Neste período, as transformações urbanas foram intensas e exigiam do poder econômico e político do município normas rígidas de conduta que garantissem os benefícios do desenvolvimento da cidade para a elite. Ao mesmo tempo, a instauração pelos militares do regime ditatorial, em 1964, provocou alterações na ordem da cidade pautadas nos ideais desenvolvimentistas, buscando a implantação de indústrias, bem como a urbanização, o que contribuiu para a desagregação da maioria dos bordéis do centro, e a transferência da feira livre para a central de abastecimento. Discursos moralistas eram divulgados pelos jornais locais da época que utilizavam argumentos respaldados pelos ideais de civilidade para sustentarem as modificações urbanas. A moral, a ordem, o progresso, o civismo e o amor à Pátria eram elementos necessários para que esse objetivo fosse atingido. O cotidiano das mulheres feirenses, das populares às da elite, foi perpassado pelas normas de conduta. As relações amorosas, familiares e sociais foram tensionadas por atitudes de mulheres que transgrediam e ressignificavam as noções de moralidade. Em meio a um espaço em transformação entrecruzada pelas relações de poder, os discursos normatizadores eram reproduzidos, também pelas mulheres, que, mesmo ao ressignificar e/ou transgredir o código, em contexto específico, como mães e esposas, reproduziam a norma que as vigiavam e puniam. Dessa forma, os discursos analisados, construídos sobre os valores morais, basearam a conduta feminina na cidade de Feira de Santana. Foram utilizados os referenciais teóricos da análise do discurso, da história oral e da teoria do standpoint, cujo foco possibilitou visualizar a perspectiva das mulheres sobre suas histórias. Como ferramenta de pesquisa foram empregadas as técnicas das entrevistas abertas, análise de processos-crimes, o Código de Posturas do Município, jornais, além de outras fontes que subsidiaram aspectos do cotidiano das mulheres, suas experiências e vivências e as formas como deram um novo sentido ao código de conduta.
Palavras-chave: Moral
Discursos
Relações de gênero
História
Normas de conduta
Standards of conduct
History
Gender relation
Discourses
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11739
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.