Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11533
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da implementação da metodologia da assistência de enfermagem em uma unidade cardiológica de emergência
Autor(es): Santana, Lair Chagas de
Autor(es): Santana, Lair Chagas de
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar a Metodologia da Assistência de Enfermagem implementada numa Unidade de Cardiologia de Emergência, de um Hospital geral da cidade de Salvador. Visando melhor traduzir o objeto selecionado optou-se por um estudo descritivo exploratório de caso com uma combinação de abordagem de dados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados quantitativos foi realizada, de 09 a 20 de fevereiro de 2004. Os dados objetivos foram obtidos a partir da aplicação de uma lista de checagem e os qualitativos por meio de carta resposta com quatro questões abertas entregues aos sujeitos. Para análise dos dados subjetivos que interferem na implementação dessa metodologia foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin e os objetivos com uso do programa “Software Statiscal Package Social Science” for Windows, versão dez e, sua análise e no processo de avaliação foi utilizado como padrão de referência os referenciais de Wanda de Aguiar Horta, a Decisão do Conselho Regional de Enfermagem, sessão Bahia 07/2000 e a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) 272/2002. Entre os resultados obtidos revelaram a existência das fases de elaboração de histórico, evolução e prescrição de enfermagem, entretanto estas fases estão parcialmente em conformidade com o padrão de referência utilizado. Os desafios que interferem na implementação da Metodologia da Assistência de Enfermagem citados estiveram relacionados ao profissional de enfermagem, ao instrumento e a outros fatores. Houve maior citação dos desafios relacionados ao profissional e aos impressos utilizados para a documentação do Processo de Enfermagem. As sugestões para superar os desafios relacionados ao profissional: promoção da capacitação/aprimoramento profissional de conhecimentos através do treinamento e discussões de estudo de casos comparando a assistência prescrita com a MAE; incentivo à valorização e a conscientização da importância da MAE; promoção de reuniões com diversos objetivos: com a equipe multiprofissional para compartilhar dificuldades e sucessos, discussão no grupo de enfermagem sobre a Metodologia e discussão das facilidades e das dificuldades. Relacionados aos instrumentos foi a adequação com re-elaboração dos mesmos e a sistematização do controle/avaliação da implementação. A outros fatores foram: a real operacionalização da sistematização da assistência de enfermagem através da implantação das outras fases do Processo de Enfermagem; estudo de política mais positiva e incentivadora quanto ao fundamento do registro da Metodologia; discussão sobre desenvolvimento de trabalho integrado e humanização das pessoas e o uso de método de abordagem padronizado.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem;
Processo de Enfermagem;
Enfermagem em emergência ;
Serviço hospitalar de cardiologia.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11533
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Enf_Lair Santana.pdf664,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.