DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Teses de Doutorado (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11458

Title: Contribuciones para la comprensión y crítica del pensamiento estratégico en salud
Authors: Federico, Leonardo
???metadata.dc.contributor.advisor???: Paim, Jairnilson Silva
Keywords: Política de Saúde;Planejamento em Saúde;Organização e Administração;Estratégia;Saúde Pública;Health Policy;Health Planning;Organization and Administration;Public Health
Issue Date: 2013
Publisher: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como requesito parcial para obtenção do título de Doutor em Saúde Pública.
Abstract: O pensamento estratégico em saúde representa uma das principais contribuições da produção teórica do Dr. Mario Testa, convertendo-se nos últimos 40 anos numa referência importante no espaço da Saúde Coletiva Latinoamericana. Dentre da vasta produção do autor, escolhermos como objeto de reflexão e estudo, os conteúdos do seu livro Pensamento estratégico e lógicas de programação –o caso da saúde-, por considerar que os mesmos constituem-se numa unidade significativa central do seu pensamento, e por tanto, merecem ser indagados, analisados e interpretados profundamente com vistas a atualizar a sua produção de sentido no presente contexto. Em função das características textuais do corpus adotamos à hermenêutica filosófica como marco teórico-metodológico. Como marco teórico conceitual recorrermos ao referencial marxista, com o objetivo de responder às seguintes perguntas: Como constrói o autor o seu pensamento estratégico? Quais são as características singulares da sua obra que sustentam o fundamental da sua proposta? Qual pode ser o seu sentido teórico-prático e político na atualidade? Neste sentido, o objeto da investigação foi analisar e interpretar o livro PEyLP (o caso da saúde) procurando dar conta do seu sentido teórico-prático a partir de uma releitura crítica. Como resultado encontrarmos que a potencialidade e atualidade da obra de Testa radicam no caráter processual-relacional com que o autor constrói a sua teoria do texto, da ação e da historia, desde a qual compreende politicamente a conformação setorial e social, e elabora uma singular proposta de práxis contra-hegemônica tendente a sua transformação num sentido emancipatório.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11458
Appears in Collections:Teses de Doutorado (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese. Leonardo Federico 2013.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA