DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) >
Dissertações de Mestrado (PPGLL) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11454

Title: A atribuição de sentidos e o fazer significativo em crônicas de Rubem Alves: formações discursivas, interdiscurso e polifonia.
Authors: Barbosa, Rosângela Góis
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santana Neto, João Antonio de
Keywords: La théorie de l’Analyse de discours filiée à Pêcheux;L’atribuition du sens;Teoria polifônica de Bakhtin;Filiada a Pêcheux;Teoria da análise de discurso;Fazer significativo;Atribuição de sentido;Prendre signification;La théorie polyphonique de Bakhtin
Issue Date: 2008
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
Abstract: Esta dissertação analisa discursivamente seis crônicas de Rubem Alves com base na Teoria da Análise do Discurso filiada a Pêcheux, na Teoria Polifônica de Bakhtin e no trabalho sobre Heterogeneidade(s) enunciativa(s) de Jacqueline Authier Revuz. Parte-se do pressuposto de que trabalhar textos observando os processos do fazer significativo e da atribuição de sentido requer conhecimentos sobre formação discursiva, interdiscurso e polifonia. Nas análises, verifica-se como se dão tais processos nas crônicas selecionadas para compor o corpus deste trabalho. Para isso foi preciso expor as três fases da Análise de Discurso, refletir sobre a polifonia na perspectiva bakhtiniana, compreender as noções de formações discursivas, ideológicas, de interdiscurso e saber sobre a vida pessoal e profissional do autor, além das condições de produção dos discursos materializados nas crônicas e destas propriamente ditas. Através destas análises, tornam-se visíveis as possibilidades de atribuição de sentido e a verificação de como se dá o fazer significativo nas crônicas de Rubem Alves. Este trabalho evidencia, então, contribuições das referidas teorias para todos que pretendem desenvolver a leitura como atribuição de sentido nos diversos níveis de ensino.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11454
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGLL)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rosângela Góis Barbosa.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA