Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11454
Tipo: Dissertação
Título: A atribuição de sentidos e o fazer significativo em crônicas de Rubem Alves: formações discursivas, interdiscurso e polifonia
Autor(es): Barbosa, Rosângela Góis
Autor(es): Barbosa, Rosângela Góis
Abstract: Esta dissertação analisa discursivamente seis crônicas de Rubem Alves com base na Teoria da Análise do Discurso filiada a Pêcheux, na Teoria Polifônica de Bakhtin e no trabalho sobre Heterogeneidade(s) enunciativa(s) de Jacqueline Authier Revuz. Parte-se do pressuposto de que trabalhar textos observando os processos do fazer significativo e da atribuição de sentido requer conhecimentos sobre formação discursiva, interdiscurso e polifonia. Nas análises, verifica-se como se dão tais processos nas crônicas selecionadas para compor o corpus deste trabalho. Para isso foi preciso expor as três fases da Análise de Discurso, refletir sobre a polifonia na perspectiva bakhtiniana, compreender as noções de formações discursivas, ideológicas, de interdiscurso e saber sobre a vida pessoal e profissional do autor, além das condições de produção dos discursos materializados nas crônicas e destas propriamente ditas. Através destas análises, tornam-se visíveis as possibilidades de atribuição de sentido e a verificação de como se dá o fazer significativo nas crônicas de Rubem Alves. Este trabalho evidencia, então, contribuições das referidas teorias para todos que pretendem desenvolver a leitura como atribuição de sentido nos diversos níveis de ensino.
Palavras-chave: La théorie de l’Analyse de discours filiée à Pêcheux
L’atribuition du sens
Teoria polifônica de Bakhtin
Filiada a Pêcheux
Teoria da análise de discurso
Fazer significativo
Atribuição de sentido
Prendre signification
La théorie polyphonique de Bakhtin
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11454
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosângela Góis Barbosa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.