Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11384
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O aumento das desigualdades de renda no Brasil desde a década de 60 e a melhora dos anos 90: uma leitura de pontos de vista selecionados
Autor(es): Longo, Gustavo Frederico
Autor(es): Longo, Gustavo Frederico
Abstract: Esse trabalho se propõe a explicar o aumento das desigualdades desde os anos 60 até a década de 90, observando alterações no meio da distribuição, segundo o índice de Gini e nos extremos, de acordo com proporções relativas de parcelas da distribuição. São também revisadas algumas idéias que foram levantadas sobre o tema ao longo do tempo, seja para esclarecer a acentuação desse processo ou explicar movimentos contrários em determinados períodos isolados. Ênfase é dada á discreta melhora no perfil distributivo iniciado a partir de 95, destacando entre as suas causas o Plano Real, que pos fim a hiperinflação brasileira que vinha corroendo de forma cruel os rendimentos dos mais pobres desde a década de oitenta e o aumento do salário mínimo a partir de 95, que elevou o mesmo de R$ 70,00 para R$ 100,00, correspondendo a um aumento de 43%. Vale ressaltar que não é intenção desse trabalho quantificar a menor ou maior importância de cada um no processo de diminuição das desigualdades, e sim qualificar o impacto de cada um no mesmo.
Palavras-chave: Distribuição de renda - Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11384
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo Frederico Longo.pdf211,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.