Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11213
Tipo: Dissertação
Título: Caleidoscópio: percurso intelectual e a estréia de Heron de Alencar como crítico literário no jornal A Tarde (1947-1952)
Autor(es): Santana, Carla Patricia Bispo de
Autor(es): Santana, Carla Patricia Bispo de
Abstract: Esta dissertação ocupou-se, como objetivo principal, do resgate da atuação intelectual de Heron de Alencar (1921-1972), dando ênfase à sua vida na Bahia e à sua estréia como crítico literário. Portanto, centrou-se no seu trabalho no jornal A Tarde, no período que compreende os anos de 1947 a 1952, no qual foi redator da página Literária e manteve uma coluna de divulgação e crítica literária. Estabeleceu-se uma metodologia fundada na pesquisa de fontes primárias. Realizaram-se, entre outras atividades, transcrições e resumos de textos de sua autoria no referido jornal, entrevistas, e consulta a documentos (currículo, fotografias, manuscritos e outros) cedidos por familiares do crítico em questão. Como resultado reconstituiu-se parte significativa do seu percurso intelectual em diferentes lugares do País e do exterior, até o ano do seu falecimento evidenciando sua participação em projetos e iniciativas no campo da cultura. Também se mostrou, através do comentário e análise de seus textos, como operava a leitura de livros na sua coluna, situando o tipo de trabalho que realizava nas discussões sobre a crítica literária do período. Assim, foi possível fornecer um perfil crítico e ideológico desse intelectual que desempenhou um papel significativo na cena literária da Bahia de sua época.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Crítica literária
Bahia
Periódicos
Memória
Brazilian literature
Literary criticism
Periodicals
Memory
Alencar, Heron de, 1921-1972
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11213
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.