DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11077

Title: Análise espacial da mortalidade por tuberculose e sua relação com as condições de vida
Authors: Natividade, Marcio Santos da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Costa, Maria da Conceição Nascimento
Keywords: Tuberculose;Mortalidade;Condição de vida;Análise Espacial;Tuberculosis;Mortality;Livin Condition;Spatial Analysis
Issue Date: 2013
Publisher: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
Abstract: Realizou-se estudo ecológico espacial para verificar o efeito da variação espacial das condições de vida na variação espacial da mortalidade por tuberculose (TB), em Salvador-Bahia, em 2000-2011, mediante Análise de Regressão Binomial Negativa, com efeito cluster. Georreferenciou-se os endereços dos falecidos por bairro utilizandose o Google Earth. Índice Global de Moran foi empregado para identificar autocorrelação espacial. De 2000 a 2011, a taxa média anual de mortalidade por TB foi de 5,3/100.000 habitantes. Identificou-se presença de autocorrelação espacial entre as taxas de mortalidade. A maioria dos bairros com maiores riscos situavam-se no sudeste e áreas vizinhas de alto risco (hot-hot) no sudoeste da cidade. A maioria daqueles de baixa e muito baixa condição de vida localizava-se no nordeste, noroeste e sudoeste. A variação espacial da mortalidade por TB mostrou-se associada (p<05) à variação espacial das condições de vida. Estratos de melhor e de muito baixa condição de vida apresentaram maior redução desta mortalidade. Embora as melhorias nas condições de vida tenham contribuído para a redução da mortalidade por TB, possivelmente, outros fatores também tiveram participação importante.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11077
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss Marcio Natividade. 2013.pdf971.89 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA