Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11059
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência de osteopenia e osteoporose em indivíduos infectados pelo HTLV-1 e associação com alterações imunológicas.
Autor(es): Kirschbaum, Marcelo
Autor(es): Kirschbaum, Marcelo
Abstract: Introdução: O vírus linfotrópico das células T humanas tipo 1 (HTLV-1) está relacionado a diversas manifestações clínicas e a alterações imunológicas. A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea. Existem alterações imunológicas relacionadas à osteoporose, fazendo-se necessário avaliar se existe alguma associação entre a infecção pelo HTLV-1 e osteoporose. Objetivo: Avaliar a freqüência de diminuição do índice de massa óssea em indivíduos infectados pelo vírus linfotrópico das células T humanas tipo 1 (HTLV-1) sem mielopatia associada ao HTLV-1/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP). Metodologia: Estudo de corte transversal comparando a frequência de osteopenia e osteoporose em portadores de HTLV-1 separados em dois grupos de acordo com a produção de IFN-γ em sobrenadante de células mononucleares: indivíduos com alta produção (> 1000 pg/ml) e indivíduos com baixa produção (< 500 pg/ml) desta citocina. Foi realizada densitometria óssea em 45 indivíduos infectados pelo HTLV-1 e os exames foram caracterizados de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Após isso, os resultados foram comparados com a carga pró-viral e os parâmetros imunológicos (produção de TNF-α, IFN-γ e IL-10). Resultados: Foram avaliados 45 pacientes. A maioria dos pacientes tinham mais que 50 anos de idade. A maioria dos indivíduos infectados (55,6%) apresentavam diminuição da densidade óssea. A presença de osteopenia e osteoporose apresentou diferença significante (p=0,038), em relação com o numero de densitometrias normais. Entre os indivíduos do sexo masculino (N=14) 2/3 apresentaram alterações da densidade mineral óssea e houve uma associação entre perda da massa óssea e a produção de TNF-α. Discussão: No presente trabalho foi avaliada a produção de IFN-γ, TNF-α e IL-10 assim como a carga pró-viral em indivíduos infectados pelo HTLV-1 com densidade óssea normal, osteopenia e osteoporose e foi encontrado concentrações mais elevadas de TNF-α em indivíduos do sexo masculino com osteopenia do que em portadores de HTLV-1 com densidade óssea normal. Conclusões: A prevalência de osteopenia/osteoporose em indivíduos infectados pelo HTLV-1 é maior do que o registrado na literatura. A elevação da produção de TNF-α observada em indivíduos infectados pelo HTLV-1 do sexo masculino pode ser um dos fatores envolvidos nas alterações do metabolismo ósseo nesta infecção viral.
Palavras-chave: Infecção por HTLV
Osteoporose
Imunologia
Manifestaçõa clínicas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11059
Data do documento: 16-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Kirschbaum.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.