Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11037
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do nível de informação percepção e conduta de pacientes dos setores público e privado sobre AIDS e infecção HIV
Autor(es): Leão, Margareth de Fátima Gonçalves Bessa
Autor(es): Leão, Margareth de Fátima Gonçalves Bessa
Abstract: O estudo objetiva avaliar o nível de informação, a percepção e conduta dos pacientes sobre AIDS, que freqüentam consultório odontológico do setor público de saúde e do setor privado, na cidade Montes Claros ? Minas Gerias. Foram entrevistados 390 pacientes sendo 195 de cada setor. A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença infecciosa viral, que atinge o sistema imunológico do paciente. É uma epidemia que requer informação sobre transmissão, biossegurança, prevenção e que se estende aos aspectos éticos e legais. Entre os aspectos que envolve a AIDS/HIV sobressaem os confrontos e limitações pessoais ao enfrentar esta realidade. Os resultados da pesquisa mostram que os pacientes percebem que seus CDS utilizam equipamentos de proteção individual (EPI), principalmente luvas e máscaras. A utilização do EPI completo, ainda não é uma constante. Evidência que os pacientes fazem questão do uso do (EPI) pelos seus CDs. A anamnese foi questionada e segundo relato dos entrevistados apenas 30,8% dos CDS perguntam com freqüência sobre sua saúde geral. E 75,9% dos pacientes responderam que seus CDS não os questionaram sobre um possível contato com HIV ou se é portador do mesmo. As respostas sugerem que os Cirurgiões-Dentistas devem colocar em prática seus conhecimentos científicos observando as recomendações universais de biossegurança e dos protocolos da anamnese. Quanto a avaliação da informação sobre AIDS/HIV, apesar de 72,5% (média dos dois setores), dos pacientes se declararem esclarecidos, em perguntas subseqüentes do questionário mostram desinformação quanto à transmissão do HIV. A atitude e conduta dos entrevistados frente a soropositividade para HIV evidenciam medo, preconceito, e insegurança dos pacientes de se caso portador se tornar confesso, e o receio de estarem com pessoas infectadas pelo vírus em um mesmo espaço físico, no caso consultório odontológico. A pesquisa mostra que os pacientes necessitam de mais informações e de reverem crenças e conceitos pessoais sobre AIDS/HIV. A avaliação percentual de pacientes que se submeteram ao teste para saber se são portadores do HIV, apresenta como resultado médio dos dois setores que 30% dos entrevistados foram testados.
Palavras-chave: AIDS/HIV
Pacientes Odontológicos
Conduta
Percepção
Informação
Perception
Behavior odontological
Patients
Knowledge
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11037
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação- margarethsec.pdf369,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.