Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10550
Tipo: Dissertação
Título: “Padre não deve se meter em política?”: conflitos de política e religião em Riachão do Jacuípe nas últimas décadas do século XX.
Autor(es): Silva, Marinélia Sousa da
Autor(es): Silva, Marinélia Sousa da
Abstract: Este trabalho tem como objetivo estudar as concepções de política dos moradores de Riachão do Jacuípe – BA, através de narrativas sobre os conflitos ocorridos na cidade na década de 1990, durante o vicariato do padre José Silvino dos Santos adepto de uma evangelização libertadora baseada na Doutrina Social da Igreja. A evangelização libertadora praticada pelo padre Silvino, sua opção preferencial pelos pobres e pela defesa da justiça social incomodou e aborreceu muitos jacuipenses, sobretudo os políticos que, há três décadas no poder, estavam “acostumados” a terem os padres como aliados. Para entender os significados e práticas de política dos jacuipenses entrevistei 60 pessoas da comunidade, consultei os arquivos da Câmara Municipal e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, os jornais que circulavam na cidade na época. Inicialmente, discuto o discurso do Riachão atrasado da década de 1990. Em seguida, trato da construção da memória do tempo da harmonia, o período anterior à chegada de padre Silvino na cidade, época em que vigoravam os costumes e as tradições religiosas e que ‘padres e políticos eram amigos’. E, finalmente, abordo o tempo do conflito marcado pelos desentendimentos entre o padre, os políticos e grande parte da população em que se intensificou a repetição da frase: “Padre não deve se meter em política”.
Palavras-chave: Riachão do Jacuípe
Costume
Política
Igreja católica
Conflito
Politics
Conflict
Customc catholic church
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10550
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.