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Title: Instrumento de avaliação da formação técnica do Agente Comunitário de Saúde: desempenho final.
Authors: Silva, Livia Maria Goes de Araujo Cohim
???metadata.dc.contributor.advisor???: Rocha, Ana Angélica Ribeiro de Meneses e
Keywords: Instrumentos de avaliação;Formação técnica;Agente comunitário de saúde;Desempenho final;Competências;Evaluation instruments;Technical formation;Community health agent;Final accomplishment;Competences;Saude publica
Issue Date: 2010
Publisher: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
Abstract: A formação do agente comunitário de saúde (ACS) é uma estratégia que contribui para a melhoria do cuidado à população. Um programa de formação é bem sucedido quando os participantes desenvolvem os conhecimentos, os comportamentos e as habilidades esperadas, através de processos de aprendizagem fomentados por métodos e meios adequados, de forma a satisfazer as necessidades do indivíduo e da organização em que se insere. A necessidade de dimensionar o desempenho final dos egressos dessa formação, por meio de uma avaliação, é de interesse e importância para os atores envolvidos, possibilitando conhecer o resultado dessa formação na prática para rever e subsidiar a melhoria da sua atuação. Este estudo objetiva a construção e validação do instrumento para avaliação de desempenho final, do módulo I da formação técnica dos ACS no estado da Bahia. O processo de elaboração foi desenvolvido em sete etapas, quais sejam: análise documental; construção do modelo lógico; construção da primeira versão do instrumento; a validação por seis especialistas; aplicação preliminar num grupo de nove ACS em duas equipes de saúde da família num município de pequeno porte da região metropolitana de Salvador; revisão do teste para a definição do instrumento final com índices adequados de validade e de fidedignidade; e finalmente, a construção do roteiro preliminar de aplicação com sugestão de critérios de análise de dados. O instrumento focaliza o módulo I do itinerário formativo do ACS que é composto de 03 módulos em sua totalidade. Consta de duas partes, a primeira visa obter dados de identificação e a segunda busca sintetizar os conhecimentos, as habilidades necessárias para desenvolverem as competências propostas na formação.
Description: p. 1-72
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10332
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