DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10325

Title: O curso de habilitação profissional do técnico em saúde bucal no âmbito do SUS/BA: um estudo sobre sua avaliabilidade.
Authors: Mazzafera, Leila Maria Coutinho
???metadata.dc.contributor.advisor???: Chaves, Sônia Cristina Lima
Keywords: Estudo de avaliabilidade;Formação profissional;TSB;Recursos humano em saúde;Evaluability assessment;Cocational training;Hygienist;Human resource in health;Saude publica
Issue Date: 2010
Publisher: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
Abstract: Objetivo: Esta pesquisa visou realizar um estudo de avaliabilidade do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde Bucal, desenvolvido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, tendo como objetivo identificar pontos para sua melhoria e focos para avaliação futura. Metodologia: Foi uma pesquisa avaliativa, onde se elaborou um modelo lógico do curso a partir do documento-base, entendendo que o modelo lógico cumpre o papel de explicitar a teoria do programa, verificando se está bem desenhado e se apresenta um plano plausível de alcance de resultados. Foram realizadas doze entrevistas e a observação in loco, nos momentos de dispersão do curso com os cirurgiões dentistas, sendo um coordenador, instrutores e com os beneficiários do curso, os futuros TSB. Resultados: Os resultados revelaram que tanto o objetivo do curso quanto a identificação dos beneficiários estavam claros para os informantes-chave, mas que apenas os futuros TSB, expressaram o objetivo terminal do curso que é o de melhorar os serviços do SUS. As opiniões dos informantes acerca das atividades desenvolvidas durante o curso para a formação profissional foram amplamente convergentes. Os resultados intermediários propostos pelo plano de curso foram ressaltados na área da mobilização dos valores, expressando a capacidade do “saber ser”. Por fim foram identificadas áreas críticas que requerem avaliação, como a efetivação da diretriz da integração ensino-serviço, avaliação do processo ensinoaprendizagem, aperfeiçoamento do currículo integrado, capacitação técnico pedagógica dos instrutores, critérios de seleção para os alunos e instrutores e infraestrutura dos serviços. Conclusão: O estudo revelou que o curso de TSB está suficientemente implementado, para submeter-se a uma avaliação sistemática, tendo como principal foco de avaliação futura a magnitude da inserção profissional do TSB no SUS da Bahia.
Description: p. 1-83
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10325
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
666.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA