DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10285

Title: Fortalecendo o Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental: uma análise crítica de sua concepção e operacionalização.
Authors: Dantas, Marta Helena Paiva
???metadata.dc.contributor.advisor???: Prata, Pedro Reginaldo
Keywords: History of the environmental health surveillance in Brazil;Key informers;Speech analysis;Logical model;Environmental health surveillance;Saude publica;História da vsa;Análise de discurso;Informantes-chave;Modelo lógico;Vigilância em saúde ambiental;Sinvsa
Issue Date: 2007
Publisher: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
Abstract: A importância das relações do homem com o meio ambiente e seus impactos na saúde da população levou o Ministério da Saúde a estruturar a vigilância em saúde ambiental no Brasil, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela vem sendo operacionalizada por meio do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental (SINVSA). Com objetivo de contribuir para o fortalecimento deste subsistema, o presente estudo se propôs a elaborar um modelo lógico do SINVSA baseado na experiência profissional da própria autora e em uma análise crítica da percepção de seus gestores federais quanto à concepção e operacionalização da Vigilância em Saúde Ambiental no SUS. Para tanto se realizou uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória descritiva. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas semi-estruturadas com 11 informantes-chave provenientes da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a quem compete a gestão federal do SINVSA. Após sistematização dos dados coletados referentes a percepção dos informantes procedeu-se a análise do material usando-se a técnica de análise de discurso, cujas categorias analíticas constituíram-se na práxis e concepção. Estas categorias foram operacionalizadas em diversas dimensões, que expressavam a percepção dos gestores do Subsistema quanto sua concepção e operacionalização, servindo de base à elaboração do modelo lógico proposto, o qual foi denominado modelo lógico condutor do SINVSA. Além disso, foi possível descrever a construção da vigilância em saúde ambiental no Brasil e seu contexto sócio-histórico.
Description: p. 1-146
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10285
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1111A.pdf911.59 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA