Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10102
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O bem defesa como estimulante da formação econômica mundial/nacional e as características atuais dos gastos com tal finalidade: uma síntese
Autor(es): Oliveira, Maxwell Rodrigues de
Autor(es): Oliveira, Maxwell Rodrigues de
Abstract: A análise da defesa como um bem público e sua relação com a economia traz consigo uma série de questões fundamentais para o entendimento da formação econômica mundial. Questões relacionadas à medição de até que ponto torna-se interessante o crescimento dos gastos com defesa, sua relação com o crescimento econômico de uma nação e quais são as contribuições que essa pode ter produzido, tendo como origem os referidos gastos. Suscitam em um período onde a humanidade observa, paralelamente a potencialização da evolução tecnológica, ações terroristas dentro da principal economia mundial e o início de uma guerra no oriente médio. Cada vez mais, a função do Estado como agente responsável pela garantia da segurança e soberania nacional bem como pela garantia das condições propícias para o crescimento econômico ganha vulto na medida em que não há condições de atingir de maneira satisfatória um dos fatores sem preocupar-se com o outro. O presente trabalho baseia-se na análise de um referencial teórico aliado ao estudo de dados secundários e estudo empírico realizado em uma unidade militar sendo composto de cinco seções além uma introdução. Na sequência será inicialmente apresentado o “bem defesa”, suas características e relações com o crescimento econômico, além de caracterizá-lo como um bem público de acordo com os princípios deste e relacioná-lo com processo orçamentário brasileiro. Na terceira seção será tratada a relação entre defesa e economia dando-se ênfase à questões relacionadas a soberania nacional e ao desenvolvimento tecnológico e industrial. Na quarta seção serão analisados os gastos militares no Brasil ao longo de um período que se inicia pouco antes do regime militar até se chegar ao período atual, além de ressaltar as principais contribuições militares no âmbito nacional. A quinta seção será dedicada à análise, de uma maneira sucinta, dos reflexos que a baixa prioridade dada à questão de defesa aliada à crise pela qual passa o processo orçamentário nacional podem provocar na instituição estudada. Na sexta e última seção serão apresentadas algumas conclusões e sugestões próprias do autor bem como buscar-se-á incentivar a realização de trabalhos futuros.
Palavras-chave: Defesa
Segurança nacional
Desenvolvimento tecnológico
Gastos militares
Orçamento militar
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10102
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maxwell Oliveiraseg.pdf504,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.