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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de | - |
dc.contributor.author | Santos, Lucas Morais | - |
dc.creator | Santos, Lucas Morais | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-19T14:58:05Z | - |
dc.date.available | 2013-04-19T14:58:05Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9905 | - |
dc.description.abstract | Salvador e seu trânsito não caminham com os mesmos passos que o crescimento populacional; o uso do solo se altera e os fluxos de tráfego mudam na quantidade e na qualidade. O sistema viário não cresce na mesma velocidade, levando a um aumento crescente da taxa de saturação das vias, que em conjunto com os acidentes, poluição sonora e atmosférica, configuram um conjunto de externalidades negativas que resultam em uma situação caótica para quem utiliza diariamente o sistema. O principal objetivo deste trabalho é dar subsídios a uma discussão sobre um conjunto de políticas que seja capaz de reduzir os congestionamentos em Salvador, melhorando a mobilidade urbana e trazendo economias para a cidade. Uma pesquisa com os motoristas foi realizada com o intuito de levantar a flexibilidade dos motoristas em relação a dois tipos de políticas – restrição ao uso do automóvel e melhorias no transporte público. Esta pesquisa conclui que políticas de restrição ao transporte individual são mais eficazes no curto prazo, pois tendem a elevar os custos de quem utiliza este meio de transporte os fazendo migrar rapidamente para outro modal. Políticas de incentivo ao transporte público são mais eficazes no longo prazo, pois o custo para implantá-las é mais alto e o período de migração para o sistema é mais lento. O estudo conclui que para reduzir os congestionamentos, não basta adotar uma ou duas políticas; é preciso implementar um conjunto, num ataque sincronizado ao problema. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Congestionamentos - Salvador | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano – Salvador | pt_BR |
dc.subject | Trânsito urbano - Salvador | pt_BR |
dc.subject | Política de transporte urbano | pt_BR |
dc.title | A faceta econômica dos congestionamentos: um balanço sobre a eficácia das políticas na melhoria da mobilidade urbana em Salvador – Bahia | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Versão Definitiva - Lucas Morais Santos.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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