Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9904
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Descentralização fiscal e criação de municípios: uma análise da evolução fiscal dos municípios baianos criados em 1989 (1989-2000)
Autor(es): Parente, Giselly Ferreira
Autor(es): Parente, Giselly Ferreira
Abstract: Este trabalho analisa a evolução fiscal dos municípios baianos criados no ano de 1989, portanto sob a Carta Constitucional de 1988. A discussão sobre a teoria da descentralização fiscal é realizada no âmbito dos impactos da estrutura fiscal da Carta de 1988 sobre os municípios criados por seu estímulo - no caso deste trabalho os municípios baianos. Com baixo PIB e limites ao crescimento econômico, embora com evolução das receitas e despesas positiva e coerente com 11 anos de emancipação, estes municípios apresentam-se carentes de bens e serviços públicos. Tendo a proximidade entre o cidadão e o gestor público um papel fundamental no processo de oferta destes, é preferível, e viável de acordo com o nosso caso, um número maior de municípios. Assim, ao cogitar a emancipação de uma localidade, deve ser focada a viabilidade fiscal do novo município, sob ótica de eficiência mínima dos gastos. Desta forma, fica o estudo da viabilidade econômica, que seria a capacidade do município crescer economicamente, em segundo plano frente ao objetivo do Estado de prover bens e serviços públicos.
Palavras-chave: Descentralização fiscal
Federalismo fiscal
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9904
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GISELLY FERREIRA PARENTE.pdf436,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.