https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9832| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Marepe: memória, devaneio e cotidiano na arte contemporânea da Bahia |
| Autor(es): | Lolata, Priscila Valente |
| Autor(es): | Lolata, Priscila Valente |
| Abstract: | Este trabalho buscou entrar no universo da produção do artista plástico baiano Marepe. Para compreender melhor a inserção de sua obra num patamar de grande reconhecimento internacional - sendo este artista jovem, presente, aproximadamente, há quinze anos no meio artístico e, ainda, residindo em uma cidade do interior da Bahia -, foi fundamental uma breve trajetória da história da arte, a qual partiu de um universo macro, do início do século XX, e afunilou até chegar à arte brasileira dando ênfase ao movimento Neoconcreto carioca. Através da produção dos artistas neoconcretistas, como Lygia Clark e Hélio Oiticica, e do pensamento gerado neste contexto, foram verificadas semelhanças de propostas entre esses e os artistas contemporâneos da Bahia, como Ieda Oliveira, Maxim Malhado e Marepe. Adentrou-se mais na obra de Marepe e foram encontradas relações importantes, principalmente, entre o “Esquema Geral da Nova Objetividade”, de Hélio Oiticica, que em vários textos adaptou as teorias do filósofo francês Merleau-Ponty, sobre fenomenologia, para o contexto das artes plásticas.Com uma adaptação semelhante, também, as teorias de outro filosofo francês ligado à mesma corrente, Gaston Bachelard, foram facilmente relacionadas às propostas de Marepe, que, no geral, carregam lembranças e devaneios de sua infância, da casa vivida. Como forma de contextualizar a trajetória desse artista,traçou-se um panorama histórico do Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia,como um referencial para o crescimento da arte contemporânea no referido Estado, no qual o artista está inserido. Utilizou-se análise comparativa de textos críticos e de imagens e, também, foram feitas comparações entre trabalhos artísticos, com parâmetros teóricos já bem definidos.Registrou-se uma série de entrevistas com artistas e com personalidades do meio da arte, o que gerou um respaldo às análises. Com a produção de Marepe tendo alcançado grande visibilidade entre a produção nacional, realizou-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento da sua poética, o que confirmou a força regional e a linguagem universal que sua produção propõe, além da retomada de características desenvolvidas por alguns neoconcretos, precursores do experimentalismo, com ênfase no fim da dicotomia entre sujeito e objeto. |
| Palavras-chave: | Arte contemporânea Museu de Arte Moderna da Bahia Marepe Contemporanean Arts |
| Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9832 |
| Data do documento: | 2005 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Lolata, Priscila Valente.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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