https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9817
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Hernandez, Maria Hermínia Oliveira | - |
dc.contributor.author | Mendes, Cibele de Mattos | - |
dc.creator | Mendes, Cibele de Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:03:42Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:03:42Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9817 | - |
dc.description | 336 f.:il | pt_BR |
dc.description.abstract | A arte funerária, presente no Conjunto de Cemitérios da Quinta dos Lázaros em Salvador –Ba; conforma um Conjunto Cemiterial sui generis, congregador das mais diversas categorias político-sociais, cuja história esta conjugada à Arte. Esta dissertação objetiva conhecer através da leitura das imagens artísticas, estilos, influências, identificação de artistas – artesãos, bem como através do registro de túmulos peculiares, representativos de seu entorno e/ou que expressem claramente os valores deste tipo de produto, quanto ao apuro artesanal e artístico destes espaços, sob os postulados da História da Arte e as Mentalidades. A abrangência temporal do presente estudo compreende desde 1850 até 1920, período considerado pelos estudiosos da Arte Funerária como “época de ouro dos cemitérios”. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados diversos métodos de abordagem. Destaca-se o de análise e síntese, predominante em todas as etapas do trabalho, ao qual se soma o histórico, o iconográfico e o iconológico. Para a sua realização foi trabalhada vasta documentação,procedente de arquivos e bibliotecas públicas e privadas, bem como referências impressas sobre a história dos cemitérios, arte funerária, memória, representações da morte, produção de artistas e artesãos, ordens religiosas e terceiras, dentre outras. Através do estudo das Práticas e Representações artísticas nos Cemitérios do Convento de São Francisco e Venerável Ordem Terceira do Carmo, ficou evidenciado que a mudança dos sepultamentos das igrejas para os cemitérios, no século XIX, em Salvador, afetou diretamente Ordens Religiosas, Irmandades, Confrarias e Associações de Classe, por acreditarem que a criação dos novos espaços representava um movimento descristianizador, além de interferir nos rituais de morte. Após muita resistência, mas, surpreendidos pela Epidemia de Cólera, o costume foi substituído pela Lei, dando lugar a novas atitudes. Os cemitérios estudados são testemunhos deste processo, através das práticas e representações artísticas guardadas no mármore de seus túmulos, e escrita por artistas anônimos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Artes palsticas | pt_BR |
dc.subject | Salvador | pt_BR |
dc.subject | franciscanos | pt_BR |
dc.subject | venerável | pt_BR |
dc.subject | Ordem Terceira do Carmo | pt_BR |
dc.subject | práticas e representações artísticas | pt_BR |
dc.subject | cemitérios | pt_BR |
dc.title | Práticas e representações artísticas nos cemitérios do convento de São Francisco e venerável Ordem Terceira do Carmo (1850-1920) Salvador. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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