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dc.contributor.advisorWanner, Maria Celeste de Almeida-
dc.contributor.authorOliveira, Wagner Lacerda de-
dc.creatorOliveira, Wagner Lacerda de-
dc.date.accessioned2013-04-18T11:56:35Z-
dc.date.available2013-04-18T11:56:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9810-
dc.description150f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é uma investigação teórico-prática em processos criativos, voltada para as poéticas visuais híbridas – Corpo e Materiais – através da Performance e pintura corporal, vista nesta pesquisa como ritual e extensão da máscara,respectivamente, usada no cotidiano e na arte, escondendo ou revelando as nossas múltiplas faces. Traz breve histórico transdisciplinar, inicialmente Artes Cênicas e Artes Visuais, fundamentado nas relações humanas e na arte, sem pretensões de esgotar os universos abrangentes que as envolvem, servindo de embasamento para enriquecer as minhas performances aqui apresentadas. Assim, tenho também o cuidado de não criar polarizações sócio-políticas e tecnológicas associadas ao corpo, em relação ao trabalho de alguns artistas que se utilizam desta linguagem,embora seja importante reverenciá-los. Abordo o corpo na sua inteireza física,espiritual e psíquica como também analisado por Jean Yves Leloup, Gaston Bachelard, Ana Maria Amaral, revelando as inquietações do homem contemporâneo com suas memórias impressas no corpo de forma consciente/inconsciente que são guardadas ou ficam marcadas desde o nascimento até a sua morte, criando rigidez ou flexibilidade diante da vida e das pessoas expressas nesta dissertação através de princípios observados nas performances e materiais empregados. Como metodologia, utilizo duas vertentes: uma apoiada na prática corporal do Sistema Laban/Bartenieff (LMA) e uma filosófica, a Poïetica defendida pela pesquisadora Sandra Rey. A primeira procura consciência no corpo com relação aos outros e ao espaço dinâmico, juntamente com a técnica do Movimento Genuíno desenvolvido por Marie Whitehouse, associando princípios da Psicologia de Carl G. Jung e Mary Wigman. A segunda é uma ciência e filosofia da criação, específica das Artes Visuais, que tem como parâmetros a Liberdade, a Errabilidade e a Eficacidade,princípios muito vivenciados pelo artista. Dessa forma, observa-se a união entre dois métodos o que pode ser representados pelo Anel de Moebius, superfície tridimensional que não tem fim, onde a teoria se interliga a prática, continuamente.Assim, apresentamos o corpo como canal de comunicação entre criador – obra –fruidor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBApt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectAçãopt_BR
dc.subjectHibridizaçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectActionpt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectHybridizationpt_BR
dc.titleDiário de passagem: poéticas visuais híbridas de um corpo mutávelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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