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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Álvaro-
dc.contributor.authorRêgo, Gicélia de Lima-
dc.creatorRêgo, Gicélia de Lima-
dc.date.accessioned2013-04-09T16:07:12Z-
dc.date.available2013-04-09T16:07:12Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9553-
dc.description137f.pt_BR
dc.description.abstractA expectativa deste estudo foi investigar como se desenvolveu a implantação da qualidade no serviço de enfermagem das unidades de internação de um hospital de ensino da cidade de Salvador. Trata-se de um Estudo de Caso de natureza qualitativa, com caráter exploratório descritivo, que objetivou descrever e analisar a(s) forma(s) de implementação da qualidade no serviço de enfermagem das referidas unidades. Os atores sociais foram eleitos a partir do universo de profissionais de enfermagem direta ou indiretamente responsáveis pela qualidade do serviço de enfermagem no período de 1995 - 2000. A entrevista gravada foi incorporada como estratégia de coleta de dados através de um roteiro semi-estruturado, fundamentado por princípios básicos identificados a partir do modelo de Gestão da Qualidade. Este roteiro foi submetido à avaliação por um corpo de juízes composto por um grupo de cinco enfermeiros professores da área de Administração, com experiência docente e/ou de pesquisa na temática qualidade em serviços de enfermagem, que se prestaram a identificar falhas e/ou melhor forma de abordagem das questões do instrumento, a fim de assegurar maior eficácia na sondagem da temática em questão. Foi realizada também análise da situação através de registros contidos em documentos arquivados na instituição visando a complementação dos dados coletados. Estes foram analisados atendendo aos requisitos de análise temática proposta por Bardin (1994). Os resultados demonstraram que o modelo de Gestão pela Qualidade Total implantado em 1995 não obteve o sucesso esperado sendo interrompido ao final de 2000 por decisão político-administrativa. Além das evidências de envolvimento passivo de pessoas da alta e média-gerência esta investigação revelou a ausência de uma estrutura para a qualidade. Não houve participação dos servidores como sujeitos do processo de produção, desencadeando-se diversas formas de resistência muito evidentes na categoria de enfermagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em Enfermagem da UFBApt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectGestão de qualidadept_BR
dc.subjectSistematização da assistência na enfermagempt_BR
dc.subjectAdministração em enfermagempt_BR
dc.subjectManagement of the qualitypt_BR
dc.titleGestão da qualidade: análise da implantação no serviço de enfermagem de um hospital de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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