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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, George Gurgel de-
dc.contributor.authorRibeiro, Luiz Flávio do Prado-
dc.creatorRibeiro, Luiz Flávio do Prado-
dc.date.accessioned2013-04-08T17:52:04Z-
dc.date.available2013-04-08T17:52:04Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9511-
dc.descriptionp. 1-136pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, baseada na análise da gestão ambiental como elemento de estratégia empresarial, trata de um estudo de caso cujo objeto é a PETROBRAS, no período de 1990 até os dias atuais. O objetivo principal foi analisar as motivações, a importância e os resultados com que a gestão ambiental vem sendo incorporada ao processo de planejamento estratégico da PETROBRAS. O objetivo secundário foi analisar as implicações das questões ambientais no comportamento das indústrias, num contexto global, e a importância da gestão ambiental em mercado de franca competitividade. A pesquisa, desenvolvida com fontes primárias e, principalmente, secundárias, mostrou que a história vem sendo pontuada por fortes reações do meio industrial às graves questões ambientais globais e que a gestão ambiental tem tido uma crescente percepção quanto à sua função como instrumento de vantagem competitiva. Quanto à PETROBRAS, percebe-se uma correspondência entre as questões ambientais mundiais, a evolução de sua gestão ambiental sob a ótica de suas políticas e diretrizes, e a importância estratégica desta no processo de planejamento. A análise dos resultados dessa evolução, contudo, é prejudicada pela falta de objetivos e metas corporativos bem definidos e correlacionados ao planejamento estratégico, a despeito dos muitos e importantes programas ambientais desenvolvidos pela empresa nesse período. Conclui-se que a gestão ambiental da companhia, hoje baseada na norma ISO 14001 e no primeiro Plano Estratégico de SMS, formulado em 2002, após os acidentes da Baía da Guanabara e do Paraná em 2000, e da plataforma P-36 em 2001, possui elementos importantes e objetivos bem definidos para fazer frente aos impactos ambientais potenciais de seu processo produtivo, além de exceder as exigências legais, num caminho semelhante ao adotado pelas grandes empresas de petróleo do mundo, que buscam atender aos requisitos do desenvolvimento sustentável e às exigências de cidadania corporativa. Com o objetivo de dar consistência às estratégias de SMS da PETROBRAS, melhorar sua imagem de forma sustentável, criar um efetivo diferencial e firmar o seu posicionamento competitivo, recomenda-se um grande esforço de articulação e desdobramento das políticas e diretrizes corporativas, além do desenvolvimento de cultura fortemente conservacionista, através do fortalecimento da consciência ecológica de todos os empregados.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/luiz_flavio_ribeiro.pdfpt_BR
dc.subjectIndústria do Petróleopt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectPetroleum Industrypt_BR
dc.subjectStrategic Managementpt_BR
dc.subjectEnvironmental Managementpt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectSustainable Developmentpt_BR
dc.titleA gestão ambiental como elemento de estratégia empresarial: o caso da Petrobraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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