https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9464
Tipo: | Dissertação |
Título: | Processo de avaliação de desempenho em uma universidade estadual da Bahia: possibilidades e obstáculos na perspectiva da comunidade acadêmica |
Autor(es): | Leite, Rosana Márcia Tinôco |
Autor(es): | Leite, Rosana Márcia Tinôco |
Abstract: | Esta dissertação tem como tema a Avaliação de Desempenho, em que se partiu de uma pesquisa com os segmentos da Comunidade Acadêmica, acerca da importância e aplicabilidade de um Sistema de Avaliação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Embora a UESB venha conseguindo uma expansão no desenvolvimento das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e esteja implementando um processo de mudança em sua gestão, alicerçado em um modelo de organização participativa, ainda não dispõe de um Sistema de Avaliação qualitativa de professores e técnicos, que faça jus à relevância e à repercussão social e acadêmica das atividades individuais e coletivas nela realizadas. Em decorrência disso, as atividades são avaliadas apenas em termos quantitativos, desprezando-se a qualidade e a repercussão das ações. O foco central desta dissertação foi o de explorar as possibilidades e potencialidades da avaliação de desempenho do ponto de vista qualitativo, a partir das percepções, opiniões e crenças da comunidade acadêmica. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa empírica foi a qualitativa e a técnica empregada foi a dos Grupos Focais, que reuniu 31 pessoas da Comunidade Acadêmica, divididas em 5 grupos (Grupo de Diretores de Departamentos e Coordenadores de Colegiados, Grupo de Docentes, Grupo de Servidores Técnico-Administrativos, Grupos de Discentes e Grupo da Administração Central) que teve como tema para discussão a “Avaliação de Desempenho e o Estágio Probatório”. Uma das conclusões da pesquisa é a de que a Comunidade Universitária está consciente da necessidade de controle sistemático dos processos acadêmico e institucional na UESB, mas isto deverá ser feito a partir da elaboração de um Programa de Avaliação de Desempenho discutido de maneira pública e democrática, como forma de garantir caminhos estratégicos para a expansão e consolidação da Universidade. Fica evidente na pesquisa que, levando-se em conta os argumentos representativos dos componentes dos 5 grupos focais, a avaliação de desempenho na UESB deve ser desenvolvida utilizando a metodologia de avaliação por objetivos onde o foco é o trabalho e as comparações a serem feitas devem estar pautadas no trabalho e seus resultados. Deverão assim ser analisados o fornecimento dos meios e condições necessárias à realização dos trabalhos e padrão de comportamento apresentado pelos servidores em sua realização, a partir de um processo de decisão colegiada que possui como fatores chaves os aspectos comportamentais, aspectos técnicos e de qualidade nos resultados e aspectos de conhecimento e domínio teórico. Dessa forma, e tomando-se como base as informações e as expectativas da Universidade, dos Discentes e dos Servidores que a compõem, devem ser estabelecidos os planos de ação a curto, médio e longo prazos. |
Palavras-chave: | Avaliação de desempenho - professores e técnicos Universidade Comportamento individual Grupo focal Plano de desenvolvimento e de qualificação Performance evaluation - faculty and staff yet University Comport personal Focal group Plan the development and the qualification |
Editora / Evento / Instituição: | Núcleo de Pós-graduação em Administração da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9464 |
Data do documento: | 2002 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação. Rosana Leite | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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