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dc.contributor.advisorSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.authorMenezes, Leonarda Jacinto José Maria-
dc.creatorMenezes, Leonarda Jacinto José Maria-
dc.date.accessioned2013-03-27T17:41:29Z-
dc.date.available2013-03-27T17:41:29Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9288-
dc.description240 f.pt_BR
dc.description.abstractNesta tese de doutorado, analisa-se o desempenho linguístico, na modalidade escrita de alunos da 4ª e 7ª classes de escolas do ensino básico bilíngue de zonas rurais de Moçambique, depois da transição da L1 para LE como língua de ensino. Para isso, realiza-se o diagnóstico das dificuldades que os alunos deste ensino e classes apresentam no desenvolvimento da competência da escrita na L2 e demonstra-se que a fala e a escrita dos alunos do ensino básico bilíngue em Moçambique, particularmente na província da Zambézia, são marcadas por interferências das línguas maternas de origem bantu no português escrito e falado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque sociolinguístico e etnográfico, de acordo com Gil (1999). Dentre as técnicas de coleta de dados utilizadas, a observação participante foi também realizada, como forma de verificar se havia diferenças significativas entre as duas escolas em estudo no que tange ao desempenho linguístico oral dos alunos inquiridos em língua portuguesa e, assim, identificar quais as suas maiores dificuldades na aprendizagem dessa língua que, para eles, é língua estrangeira. Para tanto, além de considerar a produção dos dados escritos de alunos da 4ª e 7ª classes das escolas envolvidas na pesquisa, foram também entrevistados os professores, os gestores das duas escolas, o formador de professores deste ensino, bem como os responsáveis pelos alunos inquiridos, o que tem relevância para a conclusão de que a fala dos professores e dos responsáveis por este ensino influencia grandemente na fala e na escrita dos alunos inquiridos. Com a investigação realizada, espera-se, de alguma maneira, contribuir para o estudo do português como língua estrangeira nas zonas rurais das províncias de Moçambique, tanto no que diz respeito a um melhor desempenho linguístico dos alunos, quanto no que concerne à formação dos professores do ensino básico bilíngue dentro da área do ensino de português como língua estrangeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLingua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.titleO ensino bilíngüe em Moçambique: entre a casa e a escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2013.pt_BR
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