Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGama, Gustavo Ribeiro da-
dc.contributor.authorCarvalho, Volnei Magalhães-
dc.creatorCarvalho, Volnei Magalhães-
dc.date.accessioned2013-03-25T17:12:34Z-
dc.date.available2013-03-25T17:12:34Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9247-
dc.description125 f.pt_BR
dc.description.abstractA análise do material didático constitui-se numa prática a ser desenvolvida por profissionais do ensino de línguas. Este estudo faz um recorte no âmbito do ensino regular de inglês de nível médio e analisa a estrutura, as atividades, os extratos de língua e os temas dos textos de três manuais escolhidos entre os vários em uso atual por professores desse segmento. A amostra, acredita-se, é representativa das evoluções e, ao mesmo tempo, do conservadorismo que se observa nos livros didáticos geralmente empregados fora dos institutos especializados ou cursos livres. A análise leva em consideração as características mais comuns de diversas orientações metodológicas – como o método gramática e tradução, a abordagem comunicativa, a abordagem intercultural ou a baseada em tarefas - que respondem pela apresentação e exploração dos extratos de língua e pelo desenvolvimento das competências lingüísticas e discursivas que devem compor o aprendizado de LE sob a luz de recentes teorias. As conclusões permitem afirmar que o momento é de produção de manuais onde existe, apesar da manutenção de velhos hábitos, um melhor aproveitamento do espaço nas lições através da apresentação de itens lingüísticos mais elaborados, uma atenção maior por parte dos autores à formação de um leitor de LE capaz de transitar por diferentes formas e temas de textos e um maior respeito ao papel do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleA representação da língua inglesa no livro didático: uma análise temática e estrutural de manuais do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2010.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Volvei Magalhães CarvalhoParte inicial66,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação. Volvei Magalhães CarvalhoParte inicial10,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação. Volvei Magalhães CarvalhoParte principal667,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.