Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9200
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Transições da imagem:fotografia, contemporaneidade, cultura e hibridismo |
Authors: | Brandão, André de Faria |
metadata.dc.creator: | Brandão, André de Faria |
Abstract: | A pesquisa investiga a fotografia enquanto linguagem contemporânea e híbrida, faz uso de tecnologias ópticas rudimentares e avançadas, cria interfaces com diversas outras linguagens artísticas, investiga a história da fotografia com o intuito de compreender a evolução dos métodos fotográficos, coleta equipamentos obsoletos em antiquários e assistências técnicas dando-lhes novos significados. A abordagem do contexto fotográfico sugerido por Rosalind Krauss resulta em um debate metafórico da linguagem fotográfica, deixando de lado uma possível leitura menos abrangente da utilização da imagem fotográfica propriamente dita enquanto objeto único de análise e meio de criação. Termos como arte tecnológica, hibridismo e fotografia digital são realidades palpáveis, acredito no potencial desta indagação acadêmica para a difusão da fotografia contemporânea e híbrida no contexto da arte baiana. Quanto à poética, recorro ao hibridismo cultural, à uma análise filosófica do tempo a partir de teorias de Henri Bergson e ao levantamento de algumas questões sobre arqueologia e evolucionismo. |
Keywords: | Fotografia tecnologia hibridismo evolucionismo artes visuais Photography technology hybridism evolutionism visual arts |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9200 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGAV ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacaoandrefariaspt 1.pdf | 1 | 4,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
dissertacaoandrefariaspt 2.pdf | 2 | 5,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.