Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alda de Jesus | - |
dc.contributor.author | Rafael, Maurílio José Albino | - |
dc.creator | Rafael, Maurílio José Albino | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T15:11:13Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T15:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9160 | - |
dc.description | 248f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo focaliza as transformações na prática pedagógica da Escola de Música Anthenor Navarro (João Pessoa-PB) ocorridas no ano 2003. Foi concebido como estudo de índole qualitativa do tipo pesquisa participante, no qual atuamos como pesquisador, debatedor e crítico das propostas e ações emergentes no contexto de reflexão-ação-reflexão sobre a prática instituído a partir do I Círculo de Estudos Pedagógicos da EMAN. Resultou da investigação da práxis por e com professores, que teve como objetivo gerar subsídios para orientação da prática. Contribuiu para o desenvolvimento de novas maneiras de pensar o ensino musical a partir das dimensões que o configuram e contextualizam. Os efeitos do I Círculo de Estudos Pedagógicos ? concretizados em operações ou ações como Projeto Político-Pedagógico, Conselho de Escola e Estruturas de Ensino emergentes - indicam transformações significativas em termos de ampliação do âmbito de atuação dos professores envolvidos. Recomendações são feitas no sentido de que se realizem estudos que aprofundem a compreensão da nossa profissão o que, sem dúvida, ampliará nosso poder de falar sobre a docência musical, possuidores que seremos, assim procedendo, de um conhecimento e de um discurso livres, uma vez que gerados no próprio campo em que atuamos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Transformações na prática pedagógica na escola de música Anthenor Navarro? Paraíba no ano 2003 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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