Resumen : | Esta dissertação desenvolveu e aplicou um programa de ensino de Choro para os alunos dos cursos de graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Através da análise dos seus resultados, o estudo propõe uma expansão nas metodologias tradicionais e apresenta sugestões para articular a inserção do Choro no ensino superior brasileiro. A proposta de ensino, denominada Módulo Experimental de Ensino de Choro – MEEC (Manual do Professor, Manual do Aluno e Títulos de Músicas selecionadas), foi desenvolvida e testada com um grupo de vinte alunos do curso de Licenciatura em Música, cursando o primeiro semestre letivo. A construção da proposta metodológica baseou-se nos estudos desenvolvidos por Swanwick (1979), Oliveira (1991), nos contatos com os Mestres de Choro e na nossa própria experiência de professor de Música e executante de Choro. Após avaliações de juizes independentes, na academia, avaliação processual feita pelo professor e avaliação da participação em situação de contexto oral, o estudo concluíu que o MEEC foi adequado para o ensino do Choro, pois os alunos apresentaram performances satisfatórias e, por vezes, mesmo surpreendentes, não somente dentro de uma situação escolar (instituição de ensino superior), como dentro de uma situação não escolar (Roda de Choro) |