Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Erick Magalhães-
dc.contributor.authorFonseca, Ângelo Rafael Palma da-
dc.creatorFonseca, Ângelo Rafael Palma da-
dc.date.accessioned2013-03-22T15:08:57Z-
dc.date.available2013-03-22T15:08:57Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9155-
dc.description101 f.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentaremos uma análise do bailado “Quadros Amazônicos”, do compositor Francisco Mignone. O aspecto morfológico é o foco principal desse estudo e todas as considerações sobre harmonia, melodia e ritmo são utilizadas para evidenciar a classificação formal. Nesta abordagem, adotamos os conceitos de “Parte” (para macroestrutura) e “Seção” (para micro-estrututra), objetivando, desta maneira, identificar as idéias musicais e como Mignone as utilizou. Concluímos que a forma, nesta obra, é explorada substancialmente pelo compositor, que nos apresenta uma consistente elaboração musical das seções como também, das ligações dos elementos intrínsecos a elas. No primeiro capítulo deste estudo apresentamos uma biografia de Francisco Mignone contendo informações pessoais bem como da sua carreira musical. O segundo capítulo é composto de informações sobre a suíte “Quadros Amazônicos”. O terceiro capítulo é destinado à análise musical da obra supracitada, tendo como aspecto principal à morfologia. No quarto capítulo, apresentamos as considerações finais. Para completar esta dissertação, incluímos um memorial, com os passos seguidos na efetivação da pesquisa e execução da obra, como também a partitura integral do bailado. Nesse estudo, comprovamos que Mignone possuía total domínio sobre as idéias musicais pertinentes a este bailado, compondo uma obra de relevante complexidade musical e, tendo a partir das lendas indígenas, uma clara e objetiva visão estética. Esperamos contribuir, não apenas, para uma melhor compreensão desta suíte para dança, mas também para o reconhecimento do valor artístico e cultural de um dos mais significativos compositores da História da Música Brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrquestraspt_BR
dc.subjectcomposição musicalpt_BR
dc.subjectmúsica - execuçãopt_BR
dc.subjectmúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectFrancisco Mignonept_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectmúsica - balé (dança)pt_BR
dc.subjectFrancisco Mignonept_BR
dc.subjectmusicpt_BR
dc.titleUma abordagem morfológica do bailado “Quadros Amazônicos” do compositor Francisco Mignonept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Angelo Rafael Fonseca parte 1.pdf13,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao Angelo Rafael Fonseca parte 2.pdf24,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.