Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Erick Magalhães | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Ângelo Rafael Palma da | - |
dc.creator | Fonseca, Ângelo Rafael Palma da | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T15:08:57Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T15:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9155 | - |
dc.description | 101 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentaremos uma análise do bailado “Quadros Amazônicos”, do compositor Francisco Mignone. O aspecto morfológico é o foco principal desse estudo e todas as considerações sobre harmonia, melodia e ritmo são utilizadas para evidenciar a classificação formal. Nesta abordagem, adotamos os conceitos de “Parte” (para macroestrutura) e “Seção” (para micro-estrututra), objetivando, desta maneira, identificar as idéias musicais e como Mignone as utilizou. Concluímos que a forma, nesta obra, é explorada substancialmente pelo compositor, que nos apresenta uma consistente elaboração musical das seções como também, das ligações dos elementos intrínsecos a elas. No primeiro capítulo deste estudo apresentamos uma biografia de Francisco Mignone contendo informações pessoais bem como da sua carreira musical. O segundo capítulo é composto de informações sobre a suíte “Quadros Amazônicos”. O terceiro capítulo é destinado à análise musical da obra supracitada, tendo como aspecto principal à morfologia. No quarto capítulo, apresentamos as considerações finais. Para completar esta dissertação, incluímos um memorial, com os passos seguidos na efetivação da pesquisa e execução da obra, como também a partitura integral do bailado. Nesse estudo, comprovamos que Mignone possuía total domínio sobre as idéias musicais pertinentes a este bailado, compondo uma obra de relevante complexidade musical e, tendo a partir das lendas indígenas, uma clara e objetiva visão estética. Esperamos contribuir, não apenas, para uma melhor compreensão desta suíte para dança, mas também para o reconhecimento do valor artístico e cultural de um dos mais significativos compositores da História da Música Brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Orquestras | pt_BR |
dc.subject | composição musical | pt_BR |
dc.subject | música - execução | pt_BR |
dc.subject | música - análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject | Francisco Mignone | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | música - balé (dança) | pt_BR |
dc.subject | Francisco Mignone | pt_BR |
dc.subject | music | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem morfológica do bailado “Quadros Amazônicos” do compositor Francisco Mignone | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Angelo Rafael Fonseca parte 1.pdf | 1 | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertacao Angelo Rafael Fonseca parte 2.pdf | 2 | 4,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.