Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães, Luiz César Marques | - |
dc.contributor.author | Souza, Catarina Shin Lima de | - |
dc.creator | Souza, Catarina Shin Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T15:01:54Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T15:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9148 | - |
dc.description | 157 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho é analisar a situação da educação musical em face às recentes mudanças na legislação nacional em relação à inclusão educacional de pessoas com necessidades especiais buscando situar o educador musical nesse contexto. Para responder as questões propostas foi realizado levantamento das publicações especializadas sobre educação musical, educação especial e inclusão educacional com o objetivo de construir uma reflexão sobre a história da educação especial no Brasil. Com isso foi possível esclarecer e compreender melhor a origem das atitudes de dúvidas e incertezas do professor perante a realidade da educação especial e inclusiva. Num segundo momento da pesquisa apresento algumas reflexões sobre minha experiência de formação pessoal e profissional. Busco por meio de questionário identificar as principais concepções e dificuldades enfrentadas por educadores musicais diante do paradigma da inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas. Finalmente, a partir da experiência de ensino de música em uma instituição especializada para pessoas com deficiência visual, procuro sistematizar possibilidades e estratégias de atuação para o professor de música junto a este público, bem como desmistificar alguns estereótipos e preconceitos em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, daquelas com deficiência visual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Music education | pt_BR |
dc.subject | deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | educação especial | pt_BR |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | special education | pt_BR |
dc.subject | inclusive education | pt_BR |
dc.subject | visual impairment | pt_BR |
dc.title | Música e inclusão: necessidades educacionais especiais ou necessidades profissionais especiais? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Catarina Shin.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.