Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Luiz César Marques-
dc.contributor.authorSouza, Catarina Shin Lima de-
dc.creatorSouza, Catarina Shin Lima de-
dc.date.accessioned2013-03-22T15:01:54Z-
dc.date.available2013-03-22T15:01:54Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9148-
dc.description157 f.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é analisar a situação da educação musical em face às recentes mudanças na legislação nacional em relação à inclusão educacional de pessoas com necessidades especiais buscando situar o educador musical nesse contexto. Para responder as questões propostas foi realizado levantamento das publicações especializadas sobre educação musical, educação especial e inclusão educacional com o objetivo de construir uma reflexão sobre a história da educação especial no Brasil. Com isso foi possível esclarecer e compreender melhor a origem das atitudes de dúvidas e incertezas do professor perante a realidade da educação especial e inclusiva. Num segundo momento da pesquisa apresento algumas reflexões sobre minha experiência de formação pessoal e profissional. Busco por meio de questionário identificar as principais concepções e dificuldades enfrentadas por educadores musicais diante do paradigma da inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas. Finalmente, a partir da experiência de ensino de música em uma instituição especializada para pessoas com deficiência visual, procuro sistematizar possibilidades e estratégias de atuação para o professor de música junto a este público, bem como desmistificar alguns estereótipos e preconceitos em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, daquelas com deficiência visual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectdeficiência visualpt_BR
dc.subjectinclusão educacionalpt_BR
dc.subjecteducação especialpt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectvisual impairmentpt_BR
dc.titleMúsica e inclusão: necessidades educacionais especiais ou necessidades profissionais especiais?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Catarina Shin.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.