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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.author | Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo | - |
dc.creator | Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:46:26Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9145 | - |
dc.description | 190f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação “Concerto para Piano e Orquestra no. 1 de Villa-Lobos: Um estudo analítico-interpretativo” abrange aspectos do contexto histórico, composicional e de performance da obra. No primeiro capítulo, “Introdução e contexto histórico”, o concerto é situado enquanto produção pós 1930, enfatizando as características neoclássicas predominantes neste período, como também, aspectos estilísticos e influências de compositores russos e franceses. No segundo capítulo, “A politonalidade das teclas brancas e pretas”, é demonstrado através de significativas amostras que perpassam os quatro movimentos, o uso intencional por Villa-Lobos de padrões variados de combinação entre tecla preta e branca. As amostras são divididas em três tipos de uso da politonalidade, que são analisados em seus aspectos composicionais e de performance. O terceiro capítulo, “Coerência motívica”, objetiva demonstrar que a edificação melódica e harmônica do concerto está baseada no contraponto simétrico que o inicia. A teoria dos conjuntos é utilizada como ferramenta para testificar essa relação, demonstrando uma intencionalidade do compositor ao proporcionar uma coerência motívica e estrutural que se mantém nos quatro movimentos. O quarto capítulo, “Gestos interpretativos”, aborda, a partir da análise da cadência, os principais gestos presentes no concerto, seguidos de comentários sobre sua estruturação, funcionalidade e execução. O quinto capítulo, a “Conclusão”, caracteriza-se por um fechamento das idéias levantadas, enfatizando a necessidade e utilidade do processo analítico para a condução eficaz de um caminho interpretativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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