Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.author | Assis, Carlos Alberto | - |
dc.creator | Assis, Carlos Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:37:48Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:37:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9132 | - |
dc.description | 90 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de questões relativas à análise de proporções, de seu possível papel como elemento organizador das estruturas do discurso musical e de sua relação com a coerência deste discurso, investigando os elementos responsáveis pelo estabelecimento de coesão e coerência entre as peças do conjunto dos dez Improvisos para piano, de Camargo Guarnieri. A partir da análise da obra, buscou-se estabelecer uma relação entre a possível presença de elementos proporcionais e os processos composicionais relacionados à improvisação. As dez peças do conjunto de Improvisos foram investigadas em relação às proporções existentes entre as partes componentes dentro de uma mesma peça (intraopus) e em todas as peças do conjunto (extraopus), a partir de duas abordagens: a) diretamente da partitura (proporção espacial) e b) a partir de gravação (proporção temporal). Após análise estrutural, foi aplicado o sistema de proporções proposto por Charles Madden – em relação à Seção Áurea e Seção Áurea Secundária – e as razões de meio, terço e dois terços, propostas por Elizabeth Rangel. Como resultado, percebe-se a preferência pela organização em proporções simples (meio, terço e dois terços); nenhum dos improvisos atingiu a margem necessária de aproximação da Seção Áurea e da Seção Áurea Secundária (0,1 a 1%) e os elementos de coesão configuram-se através da distribuição e organização seqüencial das peças no conjunto e da citação e referenciação de configurações melódicas e harmônicas. Ainda como parte dos questionamentos apresentados, apresenta-se a sugestão para futuros trabalhos de que a proporcionalidade, indiretamente apreendida como forma, possa talvez estabelecer coerência na proporção a partir da estrutura formal, o que, se vier a ser confirmado, pode ajudar a compreender a proporcionalidade como origem histórica da forma, como elemento gerador do processo de organização formal e estrutural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Camargo Guarnieri | pt_BR |
dc.subject | improvisação | pt_BR |
dc.subject | proporções | pt_BR |
dc.subject | coesão | pt_BR |
dc.subject | nacionalismo musical | pt_BR |
dc.subject | piano | pt_BR |
dc.subject | música - interpretação (fraseado, dinâmica, etc.) | pt_BR |
dc.subject | Camargo Guarnieri | pt_BR |
dc.subject | improvisation | pt_BR |
dc.subject | proportions | pt_BR |
dc.subject | cohesion | pt_BR |
dc.subject | musical nationalism | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.title | Coesão e proporções nos improvisos para piano de Camargo Guarnieri | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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