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dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorGomes, Solange Maranho-
dc.creatorGomes, Solange Maranho-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:37:23Z-
dc.date.available2013-03-22T14:37:23Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9131-
dc.description177f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar quais as concepções filosófico-pedagógicas do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e as implicações na formação do professor de música. Este curso está em vigor desde 2003 a partir da reforma da matriz curricular do curso de Educação Artística – habilitação em Música, que teve seus últimos alunos formados em 2005. Tendo como metodologia o estudo de caso, foram realizadas entrevistas com professores do corpo docente do Curso de Licenciatura em música e alunos ingressantes desde 2003, considerando que as entrevistas foram realizadas no ano letivo de 2007. Também foram analisados documentos como o Projeto Pedagógico (2002 e 2006) e o Projeto de Transformação Curricular (2002). O trabalho parte desde uma retomada histórica das pedagogias denominadas como tradicional, nova, tecnicista e progressista e suas implicações no ensino da música, assim como de uma reflexão sobre a formação do professor de música sob a ótica de autores progressistas (Freire e Saviani) e Alda Oliveira. Discutiu-se a reforma curricular do curso Licenciatura em Música em relação ao curso de Educação Artística. O estudo de campo demonstrou que há uma predominante corrente filosófico-pedagógica progressista entre o corpo docente, vertente que esta delineada no Projeto Pedagógico, cujas implicações sobre a formação do professor de música estão alinhadas com o perfil proposto pelo projeto, bem como pelo desejo da comunidade acadêmica. Este estudo igualmente apontou que a realidade e comunicabilidade entre os docentes pode ser melhorada para uma maior integração que pode beneficiar a formação dos futuros professores de música.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcepções filosófico-pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professores de músicapt_BR
dc.subjectReforma curricularpt_BR
dc.titleA formação de professores de música da Faculdade de Artes do Paraná: concepções filosófico-pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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