Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Solange Maranho | - |
dc.creator | Gomes, Solange Maranho | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:37:23Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:37:23Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9131 | - |
dc.description | 177f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou investigar quais as concepções filosófico-pedagógicas do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e as implicações na formação do professor de música. Este curso está em vigor desde 2003 a partir da reforma da matriz curricular do curso de Educação Artística – habilitação em Música, que teve seus últimos alunos formados em 2005. Tendo como metodologia o estudo de caso, foram realizadas entrevistas com professores do corpo docente do Curso de Licenciatura em música e alunos ingressantes desde 2003, considerando que as entrevistas foram realizadas no ano letivo de 2007. Também foram analisados documentos como o Projeto Pedagógico (2002 e 2006) e o Projeto de Transformação Curricular (2002). O trabalho parte desde uma retomada histórica das pedagogias denominadas como tradicional, nova, tecnicista e progressista e suas implicações no ensino da música, assim como de uma reflexão sobre a formação do professor de música sob a ótica de autores progressistas (Freire e Saviani) e Alda Oliveira. Discutiu-se a reforma curricular do curso Licenciatura em Música em relação ao curso de Educação Artística. O estudo de campo demonstrou que há uma predominante corrente filosófico-pedagógica progressista entre o corpo docente, vertente que esta delineada no Projeto Pedagógico, cujas implicações sobre a formação do professor de música estão alinhadas com o perfil proposto pelo projeto, bem como pelo desejo da comunidade acadêmica. Este estudo igualmente apontou que a realidade e comunicabilidade entre os docentes pode ser melhorada para uma maior integração que pode beneficiar a formação dos futuros professores de música. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Concepções filosófico-pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de música | pt_BR |
dc.subject | Reforma curricular | pt_BR |
dc.title | A formação de professores de música da Faculdade de Artes do Paraná: concepções filosófico-pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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