Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.author | Milani, Margareth Maria | - |
dc.creator | Milani, Margareth Maria | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:33:09Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:33:09Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9122 | - |
dc.description | 236f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de questões relativas às interfaces entre análise, interpretação e performance na coleção de peças denominada Prelúdios Tropicais do compositor brasileiro César Guerra-Peixe (1914-1993). Propondo uma reflexão abrangente sobre o entrelace das três atividades, procuramos delimitar o quanto é possível, através da análise de uma obra, constituir possibilidades interpretativas. Uma contextualização histórica do compositor, encontrada no segundo capítulo, propiciou o levantamento de informações pertinentes à trajetória estilística de Guerra-Peixe. O referencial analítico da coleção foi elaborado a partir de textos de autores como Persichetti, Bent, Piston, Kostka e Payne, Schoenberg, Antenor Ferreira Corrêa entre outros. O marco teórico da investigação analítica das dez peças da coleção foi o livro do próprio Guerra-Peixe, Melos e harmonia acústica – princípios de composição musical; quanto às questões pertinentes ao modalismo, foi a obra da professora Ermelinda Paz, O Modalismo na Música Brasileira. Consideraram-se as tendências contemporâneas da pesquisa em música, que questiona uma perspectiva interpretativa absoluta de uma obra de arte. Através da transposição da ‘tríade’ citada (análise, interpretação e performance), verificou-se a possibilidade e a pertinência na construção de um panorama entre conhecimentos levantados e sua projeção na obra, criando caminhos e princípios para uma prática interpretativa e performática da coleção. O capítulo final, atuando como elemento catalisador das reflexões anteriormente feitas, propõe referências e conexões entre o ato de analisar, interpretar e executar a obra Prelúdios Tropicais em sua íntegra. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guerra-Peixe | pt_BR |
dc.subject | Prelúdios Tropicais | pt_BR |
dc.subject | Música para piano | pt_BR |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Harmonia | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos pós-tonais | pt_BR |
dc.subject | Nacionalismo | pt_BR |
dc.subject | Material folclórico | pt_BR |
dc.title | Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|