Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Borusch, Denise Silvia | - |
dc.creator | Borusch, Denise Silvia | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:19:19Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:19:19Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9119 | - |
dc.description | 242 f.il | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática de transcrever/arranjar peças para Música de Câmara, para jovens estudantes tocarem em conjunto, não era realizada em classe nos Cursos de Formação Musical I, Formação Musical II e Avançado em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). O ideal de proporcionar a vivência musical em conjuntos de câmara a jovens estudantes de nível intermediário de instrumento bem como a dificuldade de encontrar partituras adequadas aos conjuntos formados, ensejou a criação e a realização deste projeto. Nesta pesquisa, desenvolvida durante o ano letivo de 2007, jovens estudantes comprovaram ser essa uma aprendizagem que os estimulou a fazerem música com orgulho, por recriarem um produto musical, e com prazer, por tocarem em uma nova leitura, em conjunto com seus colegas. A partir dessa vivência e do produto final dessa experiência, buscou-se entender como se deu o processo de transcrição/arranjo elaborado por esses estudantes. O processo construtivo e investigativo desta pesquisa realizou-se a partir do tripé: a pesquisa-ação; os princípios filosóficos do Programa de Extensão da EMBAP, embasado na teoria do desenvolvimento musical de Swanwick; e os pressupostos do sócio-interacionista Vygotsky. Este trabalho contou com a participação de nove alunos, a colaboração de duas estagiárias, alunas do Curso de Composição e Regência da EMBAP e da professora. Foi uma pesquisa realizada com o auxílio principalmente do método dialógico, propiciando que a tomada de decisões ocorresse de maneira crítica e dialética. A construção do conhecimento deu-se a partir da interação e da discussão entre os envolvidos, a experimentação, a escrita e a performance das peças transcritas/arranjadas. Este processo culminou com o material apostilado Transcrições/arranjos para Conjuntos de Câmara, o qual contém nove peças transcritas/arranjadas pelos participantes da pesquisa, e com um recital gravado de sete dessas peças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transcription/arrangement | pt_BR |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.subject | música de câmara | pt_BR |
dc.subject | transcrição/arranjo | pt_BR |
dc.subject | chamber music | pt_BR |
dc.subject | music education | pt_BR |
dc.title | Da leitura de partituras musicais à transcrição/arranjo para conjuntos de câmara. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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