Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.author | Lisboa, Christian Alessandro | - |
dc.creator | Lisboa, Christian Alessandro | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:18:14Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9116 | - |
dc.description | 182 f.:il | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou investigar a comunicação de emoções entre intérpretes e ouvintes, através da peça Piano Piece (1984) de Jamary Oliveira. O estudo contou com três pianistas que executaram e gravaram a peça, e 105 ouvintes. Para o estudo foi criado um software, que registrou em tempo real a percepção dos ouvintes. No que concerne às emoções básicas, o referencial teórico foram aquelas propostas por Paul Ekman: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo (Ekman, 1999a). O estudo é subdividido em seis capítulos onde apresentamos uma revisão bibliográfica, a metodologia do experimento, a comparação das execuções da peça Piano Piece, os resultados do experimento e conclusões. Nesta perspectiva, a introdução procura contextualizar o estudo, apresentando a nossa hipótese e as perguntas que nos propomos a responder. O capítulo 2 constitui-se de uma revisão bibliográfica sobre o estudo das emoções em geral, abordando questões como emoções básicas e complexas, e uma revisão dos estudos que trataram da transmissão de emoções em música. No capítulo 3 apresentamos a metodologia desenvolvida por nós para o experimento realizado, bem como os detalhes do funcionamento do software PAE (Programa de Avaliação das Emoções), desenvolvido exclusivamente para registrar as emoções dos pianistas e dos ouvintes em tempo real. O capítulo 4 traz uma pequena revisão bibliográfica de estudos de comparação de execuções e a comparação das gravações da peça Piano Piece pelos três pianistas convidados. O capítulo 5 apresenta a análise dos dados do experimento à luz da intenção dos intérpretes e da percepção dos ouvintes e, em seguida, utiliza a comparação de execuções feita no capítulo 4 para subsidiar algumas conclusões sobre os elementos que propiciaram as semelhanças e diferenças de percepção de emoções. Finalmente são apresentadas as conclusões deste estudo e sugestões de temas para futuras pesquisas relacionadas à transmissão de emoções em música. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | percepção | pt_BR |
dc.subject | emoções | pt_BR |
dc.subject | interpretação (fraseado, dinâmica, etc.) | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.title | A intenção do intérprete e a percepção do ouvinte: um estudo das emoções em música a partir da obra Piano Piece de Jamary Oliveira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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