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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Sonia Maria Chada | - |
dc.contributor.author | Silva Neto, Valencio Alves da | - |
dc.creator | Silva Neto, Valencio Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:16:32Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:16:32Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9110 | - |
dc.description | 205f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A música congregacional é uma expressão de adoração que acontece no contexto do culto cristão na qual música e religião estão relacionadas. Surgiu historicamente durante a Reforma Protestante, a partir da necessidade da participação da congregação cristã nas reuniões religiosas. Nesta expressão os conceitos musicais estão relacionados com outras áreas como história, filosofia, teologia e educação, consideradas nesta pesquisa. Assim sendo, apresentamos um resumo do surgimento histórico dos batistas no século XVI até a chegada ao Brasil com a criação da Convenção Batista Brasileira (CBB) e abordamos as filosofias da CBB, a filosofia histórica, a de culto, assim como as funções da música. Sendo a Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió (PIB de Maceió) a comunidade escolhida como base para esta pesquisa, descrevemos sua história, suas atividades, seus cultos, sua estrutura organizacional e a atuação do Ministro de música. Em seguida, discorremos sobre os tipos de música existentes nesse contexto eclesiástico, sobre a relação entre seu calendário de atividades e a música, sobre o ensino-aprendizagem musical e sobre a relação entre tecnologia e mudança cultural e musical. Descrevemos, também, os cultos batistas e relacionamos a filosofia da música congregacional com as partes dos cultos. Outros aspectos filosóficos também foram discutidos, como o serviço voluntário, a função de ensino, a criatividade musical, e a liberdade musical e religiosa. A questão principal girou em torno dos textos dos cânticos e hinos e da importância dessa música congregacional. São apresentadas as opiniões dos ―de dentro‖ sobre as funções dessa música no culto, e sobre os critérios de seleção do repertório musical. A predominância da música contemporânea sobre a tradicional é analisada e resumimos os principais aspectos musicais congregacionais. A pesquisa de campo nos leva a crer que nesta expressão as filosofias conduzem o fazer musical e que esta filosofia se traduz nos textos dos cânticos e hinos, representando assim essa cultura e, que a sua função principal parece ser a comunicação com Deus, o que faz com que a música congregacional seja uma forma de expressão importante para essa comunidade. Neste contexto música é utilizada para enculturar e ensinar, pois é portadora de cultura e conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Um cântico novo: a música congregacional da Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió - Alagoas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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