Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarcia, Sonia Maria Chada-
dc.contributor.authorSilva Neto, Valencio Alves da-
dc.creatorSilva Neto, Valencio Alves da-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:16:32Z-
dc.date.available2013-03-22T14:16:32Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9110-
dc.description205f.pt_BR
dc.description.abstractA música congregacional é uma expressão de adoração que acontece no contexto do culto cristão na qual música e religião estão relacionadas. Surgiu historicamente durante a Reforma Protestante, a partir da necessidade da participação da congregação cristã nas reuniões religiosas. Nesta expressão os conceitos musicais estão relacionados com outras áreas como história, filosofia, teologia e educação, consideradas nesta pesquisa. Assim sendo, apresentamos um resumo do surgimento histórico dos batistas no século XVI até a chegada ao Brasil com a criação da Convenção Batista Brasileira (CBB) e abordamos as filosofias da CBB, a filosofia histórica, a de culto, assim como as funções da música. Sendo a Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió (PIB de Maceió) a comunidade escolhida como base para esta pesquisa, descrevemos sua história, suas atividades, seus cultos, sua estrutura organizacional e a atuação do Ministro de música. Em seguida, discorremos sobre os tipos de música existentes nesse contexto eclesiástico, sobre a relação entre seu calendário de atividades e a música, sobre o ensino-aprendizagem musical e sobre a relação entre tecnologia e mudança cultural e musical. Descrevemos, também, os cultos batistas e relacionamos a filosofia da música congregacional com as partes dos cultos. Outros aspectos filosóficos também foram discutidos, como o serviço voluntário, a função de ensino, a criatividade musical, e a liberdade musical e religiosa. A questão principal girou em torno dos textos dos cânticos e hinos e da importância dessa música congregacional. São apresentadas as opiniões dos ―de dentro‖ sobre as funções dessa música no culto, e sobre os critérios de seleção do repertório musical. A predominância da música contemporânea sobre a tradicional é analisada e resumimos os principais aspectos musicais congregacionais. A pesquisa de campo nos leva a crer que nesta expressão as filosofias conduzem o fazer musical e que esta filosofia se traduz nos textos dos cânticos e hinos, representando assim essa cultura e, que a sua função principal parece ser a comunicação com Deus, o que faz com que a música congregacional seja uma forma de expressão importante para essa comunidade. Neste contexto música é utilizada para enculturar e ensinar, pois é portadora de cultura e conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUm cântico novo: a música congregacional da Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió - Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao%20Valencio%20Neto%20seg.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.