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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Luiz César Marques | - |
dc.contributor.author | Cunha, Leonardo Campos Mendes da | - |
dc.creator | Cunha, Leonardo Campos Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:14:15Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:14:15Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9106 | - |
dc.description | 249f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Toré é um ritual indígena que envolve performance corporal e música, e se reveste de um sentido mágico-espiritual. Nas últimas décadas, tem sido um ponto focal de afirmação de etnicidade e marca diacrítica na luta por reconhecimento e conquista territorial dos povos indígenas do nordeste brasileiro, historicamente estigmatizados na figura do caboclo. Sua prática vem promovendo um veículo de comunicação entre várias etnias e desperta o interesse de grupos ecológicos, neoxamânicos ou defensores da diversidade cultural. Nos grandes centros urbanos, emerge um novo olhar para o índio enquanto cidadão brasileiro, além da abertura de mercados simbólicos globalizados. Esta pesquisa etnomusicológica descreve a itinerância de alguns índios Kariri- Xocó que, saindo de sua aldeia em Alagoas, encontram na região metropolitana de Salvador uma rede de solidariedade e alianças. Organizam uma Reserva Indígena em um terreno doado e fazem consistir, através da face pública do Toré, uma estratégia de sobrevivência econômica e um espaço de ensinamento indígena. As performances deste grupo foram analisadas nos seus aspectos simbólicomusicais, e na produção de sentidos transculturalizados. Foi possível constatar que o Toré atravessa as dimensões ritualísticas, político-econômicas e ideológicas para se constituir num modo de reterritorialização subjetiva neste contexto urbano. Sua força reflete o poder da música de romper barreiras psicológicas e espaciais e transportar signos culturais, em constante reinvenção, sem perder a potência de expressão e a ligação do índio com a Origem – a presença do sagrado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Música Indígena | pt_BR |
dc.subject | Toré | pt_BR |
dc.subject | Kariri-Xocó | pt_BR |
dc.title | Toré - da aldeia para a cidade: música e territorialidade indígena na grande Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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