Abstract: | ...como os regatos e as árvores é uma música para voz (barítono) e flauta, escrita por Rafael Nassif, em 2006. Seu processo de composição foi acompanhado pelo flautista, que contribuiu com informações acerca da execução de técnicas utilizadas na peça, que não são convencionais à maior parte do repertório para flauta. A interação entre compositor e intérprete se ateve ao uso do instrumento musical, e naturalmente, à técnica envolvida em seu uso. Trata-se de um estudo de caso, colhemos dados, tais como rascunhos e gravações de áudio, durante o processo de escrita e nas três primeiras interpretações públicas da peça. Considerando os dados obtidos, reconhecemos reflexos da técnica na música em questão e buscamos uma base teórica que possibilitasse a descrição verbal desta experiência artística. Partimos de considerações gerais sobre a palavra “técnica” e seus diversos empregos em atividades musicais, para então correlacionar tais definições com o desenvolvimento do conceito de “técnica” na obra do filósofo Martin Heidegger. Exemplificamos esta abordagem em casos onde questões relativas, principalmente às técnicas da flauta, foram utilizadas na composição. |