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dc.contributor.advisorPeñaranda, Mario Enrique Ulloa-
dc.contributor.authorZorzal, Ricieri Carlini-
dc.creatorZorzal, Ricieri Carlini-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:13:08Z-
dc.date.available2013-03-22T14:13:08Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9103-
dc.description91f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma interpretação musical dos Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali baseada nas características estilísticas atribuídas pela literatura musical à obra geral do compositor. Adotamos como referencial teórico o princípio investigativo proposto por Leonard Meyer (2000) em seu livro El estilo en la música. Teoría musical, historia e ideologia. Após entrevistarmos os violonistas para os quais Gnattali dedicou seus Estudos e realizarmos uma comparação entre os estilos atribuídos ao compositor e o conteúdo musical dos Dez Estudos, observamos que na obra pesquisada havia características marcantes dos seguintes estilos: romantismo tardio; impressionismo; jazz; e nacionalismo musical. Concluímos que, apesar de não trazerem novidades técnicas para o instrumento, os Dez Estudos para Violão apresentam uma diversidade de concepções estilísticas que justificam sua presença dentre as mais significativas obras do repertório violonístico brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDez estudos para violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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