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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9092
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Jorge Luis Sacramento de | - |
dc.creator | Almeida, Jorge Luis Sacramento de | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:05:36Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:05:36Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9092 | - |
dc.description | 128f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto ?Formação de Agentes Multiplicadores?, realizado em 2003 na Escola de Música da UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ritmo | pt_BR |
dc.subject | Percussão | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Experiência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Ensino de música com ênfase na experiência prévia dos alunos: uma experiência com percussionistas de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação. Jorge Almeida. | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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