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dc.contributor.advisorMagalhães, Luiz César Marques-
dc.contributor.authorMarques, Marila Cristine Sales-
dc.creatorMarques, Marila Cristine Sales-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:05:23Z-
dc.date.available2013-03-22T14:05:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9091-
dc.description193f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo estudar a situação da educação musical nas escolas regulares da rede de ensino particular relacionadas ao Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries) na cidade de Salvador- Bahia. Inicialmente foi realizada uma sondagem prévia para que fosse possível delimitar o universo do estudo, definir a amostra da pesquisa e partir para a investigação nas escolas. Durante a sondagem contatou-se com 280 escolas num universo de aproximadamente 431. Destas, 34 têm aulas de música de forma organizada e com professor específico de música, sendo que, 28 delas são destinadas ao Ensino Fundamental, e 24 destinadas ao Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série). Fora necessário dividir a pesquisa em momentos e utilizar diferentes abordagens metodológicas para se obter sucesso na realização desta. A primeira fase possui um caráter quantitativo, onde se aplicou questionários nas escolas que aceitaram participar da pesquisa (18 escolas) num total de 36 sujeitos, entre coordenadores e professores. Nesta fase recolheram-se dados referentes à quantidade de escolas com aulas de música, localização, séries com aulas de música nas escolas, turno das aulas, ênfase dada às aulas, tipo de aula de música, perfil dos professores nas escolas, os recursos materiais pedagógicos utilizados e disponíveis para as aulas de música, funções atribuídas à música nestas escolas, como eram feitos e por quem eram realizados o apoio pedagógico e os projetos de música nas escolas. Na segunda fase de caráter qualitativo (estudo de casos / multicaso), foram feitas entrevistas semi-estruturadas e observações de aulas com filmagens parciais em quatro escolas, onde, mediante este estudo, foram apontadas dificuldades enfrentadas por professores e alunos de música no contexto da prática musical escolar e aprofundaram-se as questões referentes ao primeiro momento da pesquisa numa abordagem mais qualitativa e descritiva. A questão inicial, norteadora desta pesquisa foi: qual a situação do ensino e da aprendizagem da música nas escolas particulares do Ensino Fundamental I da cidade de Salvador? Em seguida, se construiu uma questão de pesquisa mais específica para a investigação: quais as principais dificuldades encontradas por professores e alunos de música no contexto destas escolas de Ensino Fundamental I da rede particular de Salvador e como estas dificuldades tem influenciado no processo de ensino-aprendizagem e na prática pedagógica do ensino musical?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEscolas Particularespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSalvadorpt_BR
dc.titleO ensino da música no contexto escolar: uma pesquisa nas escolas particulares da rede de ensino fundamental de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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